Search
[adsforwp-group id="156022"]

Estado busca parcerias para produção de medicamentos no RS

img_1033_foto_1.jpg

O Governo do Estado publicou, nesta sexta-feira (14), no Diário Oficial do Estado, o Edital de Chamada Pública para empresas do setor de saúde avançada e medicamentos interessadas em estabelecer Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) com o Laboratório Farmacêutico do RS (Lafergs), departamento da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde , instituição vinculada à Secretaria Estadual da Saúde. A transferência de tecnologia, conhecimento e segredos industriais permitirá a produção de medicamentos para o tratamento de doenças negligenciadas, tais como malária, Chagas, tuberculose e hanseníase, bem como produtos médicos, especialmente kits para o diagnóstico de doenças. 

Essas categorias de produtos estratégicos integram o Complexo Industrial de Saúde Pública, política estabelecida pelo Ministério da Saúde. A produção da parceria será comercializada com a marca Lafergs e as propostas com os projetos executivos serão recebidos no dia 5 de outubro na sede do laboratório (Avenida Ipiranga, 5.400, em Porto Alegre). 

Conforme o diretor do Lafergs, Paulo Mayorga, a iniciativa teve total envolvimento e colaboração da SES e secretarias Geral de Governo, de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico e da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, que contemplou o laboratório na Política Industrial do RS. Segundo ele, o sucesso da Chamada Pública será mais um passo decisivo para a retomada da produção de medicamentos no Lafergs, interrompida em 2004. 

Em pouco mais de um ano da nova gestão, o Lafergs já obteve da Vigilância Sanitária a Condição Técnica Operacional (CTO), documento essencial para o encaminhamento da aprovação de novos registros de medicamentos junto à Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa).