Nesta terça-feira (4), o titular da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional do Rio Grande do Sul (STDP), Gilmar Sossella, participou de uma reunião de alinhamento estratégico em Guaíba para tratar das 12 mil vagas de emprego que serão geradas durante a instalação da nova planta industrial de produção de celulose em Barra do Ribeiro da multinacional CMPC.
A criação do comitê executivo de gestão do Ecossistema Projeto Natureza, do qual a STDP poderá fazer parte, foi pauta do encontro. O papel da Secretaria será auxiliar na atração, seleção, formação e encaminhamento da mão de obra para atuar na nova sede da indústria:
“A nossa missão é promover a qualificação profissional para que a população do Rio Grande Sul esteja preparada para ocupar esses postos de trabalho, fomentando inclusive a empregabilidade de mulheres em situação de vulnerabilidade”, destaca Sossella.
Além das 12 mil vagas de emprego que serão criadas para a construção da indústria, a expectativa é que durante a operação a empresa promova 1,5 mil vagas de trabalho diretas e indiretas e produza anualmente 2,5 milhões de toneladas de celulose branqueada de eucalipto. A multinacional irá investir cerca de R$24 bilhões no Rio Grande do Sul.
Participaram da reunião o diretor-geral, Antonio Lacerda; a diretora de Pessoas e Organização, Luciana Madrid; a gerente de HRBP, Alexandra Lemos; o diretor Institucional, Augusto Robert; e o ex-presidente e conselheiro da CMPC, Walter Lídio. Representaram a STDP o chefe de gabinete, Jair Muller; a diretora de inovação e projetos estratégicos, Kelly Ruas; a coordenadora da procuradoria setorial, Caroline Porsche e o assessor especial, Fábio Fuhr.