Search
[adsforwp-group id="156022"]

Estado e município discutem habilitação de leitos de UTI em São Jerônimo

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, se reuniu nesta terça-feira com o prefeito de São Jerônimo, Evandro Heberle, e o secretário municipal de Saúde, Ederson Pizio Lopes. O tema do encontro foi a habilitação definitiva da UTI do Hospital de Caridade São Jerônimo, no município. 

– Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui

Com a pandemia, o hospital chegou a contar com 20 leitos de tratamento intensivo exclusivos para os casos mais graves de covid, desabilitados pelo Ministério da Saúde no final de fevereiro, com o recuo na alta de casos. Para manter a UTI, obras de adaptação vêm sendo realizadas no local, com prazo de término em seis meses. 

Durante a reunião, a diretora adjunta do DGAE (Departamento de Gestão da Atenção Especializada da Secretaria da Saúde do Estado), Carla Pertile, e a equipe da 1ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) forneceram à comitiva orientações sobre a habilitação da nova UTI.

– Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

A secretária da Saúde também anunciou que até a habilitação definitiva os custos do Hospital São Jerônimo com a internação de pacientes com covid serão ressarcidos pela Secretaria da Saúde, permitindo que os casos na região continuem sendo atendidos na unidade.    

Benefícios do Avançar

Mantido pela Associação dos Funcionários Públicos do Estado do Rio Grande do Sul , o São Jerônimo é um dos hospitais beneficiados pelo Avançar para as Pessoas na Saúde, programa para a qualificação e ampliação da saúde no Estado. A unidade receberá R$ 8 milhões para a abertura de 150 novos leitos, além de seis novos ambulatórios de especialidades, nova área administrativa, farmácia e lavanderia.

Os recursos permitirão dobrar o nímero de leitos e também 11.770 novas internações, 1.800 novas cirurgias e 2.800 novos atendimentos clínicos por ano.