Search
[adsforwp-group id="156022"]

Estado homenageia a segunda capital Farroupilha no 20 de Setembro

img_1049_foto_1.jpg

Dentro do projeto de recuperar o valor histórico e cultural das três capitais farroupilhas, Caçapava do Sul – a segunda capital -, recebe a encenação De Seival a Porongos e o concerto especial da Ospa, nesta quinta-feira. 20 de Setembro, a partir das 15h, na praça central da cidade. O evento contará com a presença do governador Tarso Genro e é uma promoção da Secretaria de Estado da Cultura, por meio dos Institutos Gaúcho de Tradição e Folclore e de Artes Cênicas, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento e Promoção do Investimento. 

Com direção de Marcelo Restori, o espetáculo De Seival a Porongos une a guerra dos Farrapos com as lendas gaúchas. No elenco, estão os atores gaúchos Leonardo Machado, Simar Antunes, Zé da Terreira e participação de moradores da cidade. 

A batalha 
A batalha do Seival marca uma etapa da Revolução Farroupilha (1835-1845) – o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais. No dia 10 de Setembro de 1836 trava-se o combate do Seival entre as forças do Coronel Farroupilha Antônio de Sousa Neto e as do Coronel Imperialista João da Silva Tavares. Após renhida luta é derrotada a força imperial brasileira. Nesse movimento revolucionário que mostrava como pano defundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua primeiracapital. 

Caçapava do Sul 
Caçapava na línguaTupi-Guarani significa “Clareira na Mata”. Calcula-se que em 1777, nasceu a”Paragem de Caçapava”, oriunda de um acampamento militar localizado no pontomais estratégico da região, no antigo aldeamento dos charruas, numa clareira cravada na mata virgem. 

Por ocupar localização estratégica nos pampas, Caçapava do Sul viveu grandes epopéias. Escaramuças guerras e sangrentas revoluções eclodiram em sua geografia, sempre em defesa da terra brasileira as quais são narradas por todos os historiadores. Tão importante foi a participação de Caçapava durante a Revolução Farroupilha, principalmente por tornar-se a 2ª Capital Farroupilha Rio-grandense, no períodode 09 de janeiro de 1839 a 30 de maio de 1840. 

Caçapava do Sul possui quatro bens tombados pelo valor histórico, três deles pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) em razão de sua referência histórica com a Revolução Farroupilha: a Casa Ulhôa Cintra (ou Casa de Reunião dos Farrapos), a Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção e o Fórum de Caçapava, este último tornou-se Centro Municipal de Cultura Arnaldo Luiz Cassol que abriga o Museu Lanceiros do Sul e a Biblioteca Municipal Domingos José de Almeida. 

O Forte Dom Pedro II em 1938 tornou-se um bem tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), considerada a única fortificação remanescente no estado do Rio Grande do Sul, embora suas muralhas de dimensões monumentais jamais tenham sido terminadas e nem guarnecidas. É um dos pontos turísticos mais visitados do município pela sua localização. 

Em 14 de dezembro de 2011, a prefeitura assinou o Acordo de Preservação das 13 cidades históricas do Estado, protocolos entre o Ministério da Cultura, por meio do IPHAN e as Prefeituras que integram o PAC das Cidades Históricas.Caçapava do Sul com outras doze prefeituras faz parte da Associação das Cidades Históricas do Estado (ACHRS), instituída em março de 2012.