Search
[adsforwp-group id="156022"]
Política

Estado homologa decreto de Situação de Emergência em Dom Feliciano

Decisão foi anunciada após o reconhecimento da gravidade dos eventos climáticos extremos que atingiram a região
Foto: Prefeitura de Dom Feliciano / Divulgação
Foto: Prefeitura de Dom Feliciano / Divulgação

O Governo Estadual através do Decreto N° 4.858, declarou situação de emergência em Dom Feliciano, após inundações, enxurradas, alagamentos, granizo e chuvas intensas que atingiram o município. A decisão foi anunciada após o reconhecimento da gravidade dos eventos climáticos extremos que assolaram a região. As chuvas atingiram um total de 400mm entre os dias 1º e 18 de setembro, com picos de 130mm em apenas 12 horas no dia 13 de setembro.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Esses eventos resultaram em sérios danos, afetando não apenas as culturas agrícolas, mas também causaram estragos em estradas, pontes e bueiros. Além disso, a prestação de serviços de saúde foi comprometida devido à precariedade das vias.

O Decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais, coordenados pela Coordenadoria Municipal da Proteção e Defesa Civil, para atuarem nas ações de reabilitação e reconstrução. Também permite a convocação de voluntários e a realização de campanhas de mobilização.

Conforme a legislação, o Decreto dispensa licitações para aquisições de bens e contratação de obras e serviços que possam ser concluídos no prazo de até um ano, vedando a recontratação de empresas e prorrogação de contratos.

A homologação do Decreto pelo Governo do Estado valida a ação conjunta das autoridades municipais e estaduais para lidar com os impactos desse desastre natural.

A Prefeitura de Dom Feliciano reafirma seu compromisso em minimizar os danos e prestar apoio à comunidade nesse período de emergência e seguirá atuando junto à Defesa Civil para conseguir recursos para a recuperação das estradas, pontes e bueiros.

Fonte: Ascom Prefeitura de Dom Feliciano

Tags: #EstadoHomologaDecretodeSituaçãodeEmergênciaemDomFeliciano