Estado lança Circuito de Cervejas e Pratos com Sotaques Gaúchos

Atento à necessidade de valorizar a produção das microcervejarias artesanais no Rio Grande do Sul, o governador Tarso Genro lançou nesta quarta-feira (20), no Palácio Piratini, o Circuito das Cervejas e Pratos com Sotaques Gaúchos. O projeto tem por objetivo valorizar a cultura local e fomentar a culinária e as bebidas regionais. Com 14 bares e restaurantes inscritos, a primeira etapa vai de 03 de março a 30 de abril, em Porto Alegre. Os estabelecimentos credenciados devem oferecer um prato regional com uma cerveja artesanal. 

Rodeado de empresários do ramo e secretários de Estado, o governador destacou a importância do setor para a preservação do patrimônio cultural do RS. Tarso lembrou que o tema ganhou força a partir das discussões propostas pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes-RS). “Estamos tomando um conjunto de medidas para inverter aquilo que vinha sendo a linha geral para promoção do desenvolvimento do Estado, que era apostar exclusivamente em grandes empreendimentos incentivados”. 

Publicidade

O governador reiterou que mesmo com a valorização da produção local – por meio das mudanças no Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem/RS) -, o Estado atraiu uma série de investimentos. “Não somos contra os investimentos vindos de fora, pelo contrário, nunca veio tanto investimento de fora para o RS, em função até da reforma do Fundopem que fizemos, que democratizou os incentivos, ao invés de deixá-los exclusivamente na faixa das grandes empresas”. 

Coordenadora do Grupo de Trabalho de Pesquisa em Gastronomia Regional, Jussara Dutra afirmou que o projeto – que tem a parceria da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), além de contar com o apoio da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM) – busca valorizar a gastronomia regional e aliar ao turismo. “O projeto visa à valorização das cervejarias artesanais do Estado, que é um mercado que está crescendo no RS”. 

Jussara afirmou que a meta é promover até três eventos por ano. “A ideia é criar outros circuitos cervejeiros no Estado e em outras regiões. Os bares têm até segunda-feira para aderir ao circuito, que significa disponibilizar um prato regional e harmonizado com uma cerveja regional. Aquele que chegar no estabelecimento e pedir esse prato com a cerveja artesanal, vai ganhar um copo do circuito como lembrança”. 

O presidente da AGM, Artur Winter, disse que o lançamento do circuito valoriza o trabalho das microcervejarias gaúchas. “É um marco na história da cerveja artesanal gaúcha. Sempre tivemos aquela visão de que cerveja boa é uma ‘loira’ estupidamente gelada. Agora estamos enaltecendo a cultura da boa cerveja, que foi característica no passado, no RS, como precursor das cervejarias regionais e hoje está sendo resgatado com a harmonização junto à gastronomia”. 

Num mercado incipiente, Winter afirmou que o Estado abriga 40 microcervejarias. “Elas têm capacidade de produção média mensal de 10 mil litros, cada, o que dá cerca de 400 mil litros/mês. As cervejarias estavam sufocadas, com uma carga tributária que fazia elas ficarem escondidas, com sua capacidade de produção reduzida”. 

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Panvel promove blitz no Dia do Genérico com descontos de até 70%

Uma oferta especial para quem busca sempre estar com a saúde em dia, mas não…

1 hora ago

Por que deixar o tapete ao sol uma vez por semana melhora até o ar da casa

Parece exagero, mas não é: deixar o tapete ao sol uma vez por semana pode…

1 hora ago

Esse truque com casca de banana devolve o brilho aos móveis escuros

Parece mágica, mas é só ciência e sabedoria popular: a casca de banana pode revitalizar…

1 hora ago

Afubra abre vaga de emprego para Técnico Agrícola em Camaquã

Confira como se candidatar para a vaga de emprego

2 horas ago

Conab anuncia compra e doação de sementes para a agricultura familiar gaúcha

Com a abertura do sistema, a Companhia atende reivindicação do setor, que foi impactado pelas…

2 horas ago

Incra libera terceira leva do crédito extraordinário para Arambaré

Ao todo, assentados de 33 municípios foram contemplados

3 horas ago