Search

Estiagem causa prejuízo de R$ 47 milhões em Camaquã

img_14982_foto_1.jpg

O município de Camaquã estima que a estiagem tenha causado um prejuízo de R$ 47 milhões aos produtores. Em entrevista concedida ao programa Primeira Hora, na manhã desta quinta-feira (22), a chefe da Defesa Civil do município e secretária Especial de Governo, Cristiane Cunha, divulgou os dados, que levam em conta as perdas com a agricultura e pecuária. 

De acordo com a representante do executivo, toda a zona rural do município foi atingida pela escassez de chuvas. O caso mais crítico ocorre nas lavouras de milho, mas soja e fumo também tiveram um grau de perda elevado. O problema também atinge a pecuária e interfere no consumo humano, como na localidade de Passo do Capitão Jango: “Secou a água que eles tinham, e ficaram completamente sem”, lamentou a gestora. 

Atualmente, o executivo aguarda a homologação do decreto de emergência, por parte do Estado. O protocolo no sistema da Defesa Civil foi lançado no dia 9 deste mês, após reunião envolvendo a prefeitura e órgãos afins. Cristiane tem esperança de que o documento será homologado ainda nesta semana: “Acredito que nesta sexta-feira já teremos esse parecer favorável, sendo bem otimista”, previu. 

O município já sabe o destino da verba que receberá do Estado. O foco dos trabalhos deve ser a continuidade da entrega de água, por parte do Corpo de Bombeiros, e também a construção de poços no interior, vista como uma prioridade: “Os agricultores pedem diariamente por isso na secretaria”, concluiu Cristiane.