Search
[adsforwp-group id="156022"]

Estipulado prazo para solução de problema dos fumicultores com a Anvisa

img_2977_foto_1.jpg

Um acordo chancelado nesta quarta-feira, 10, estipulou o prazo de um mês para que seja buscado um acordo entre os parlamentares  em torno da votação do projeto que impede a Consulta Pública da Anvisa, que pretende banir a utilização de aditivos nos cigarros e, consequentemente, a produção do fumo tipo Burley no Brasil.

A medida, que visa evitar o enfrentamento e garantir os direitos dos fumicultores, foi proposta pelos deputados federais Alceu Moreira (PMDB/RS), Arthur Oliveira Maia (PMDB/BA) e José Genoíno (PT/SP).

A cadeia produtiva do tabaco emprega 2,5 milhões de brasileiros em 800 municípios, sendo 720 na região Sul. No Rio Grande do Sul, 230 mil famílias dependem do fumo como única alternativa de renda. Desse total, 20 mil pequenos produtores gaúchos cultivam o fumo tipo Burley.

“O combate ao fumo e seus malefícios é uma questão de saúde pública. O que não podemos é liquidar com a única fonte de renda de milhares de pequenos produtores sem apresentar nenhuma compensação ou alternativa econômica”, completou Alceu Moreira.