Search
[adsforwp-group id="156022"]

Evento em homenagem a Barbosa Lessa emociona camaquenses

img_10607_foto_1.jpg

Na noite de quinta feira-feira (06), o Teatro do Sesc foi palco na de um espetáculo musicaldiferenciado quando artistas de diferentes áreas culturais prestaram um tributo ao idealizador do Tradicionalismo e camaquense adotivo, Luiz Carlos Barbosa Lessa (Piratini – 1929 / Camaquã – 2002). 

O show “Camaquã canta Barbosa Lessa – 15 anos de Saudade” foi uma realização do Sistema Fecomércio Sesc Unidade Camaquã, comprodução da Criarte Marketing & Evento, com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria da Cultura, Turismo, Desporto, Lazer e Juventude, e de empresas locais. O evento encerrou a XXI Semana da Poesia, comemorativa aos 28 anos da Capocam, entidade da qual o escritor é o Patrono Eterno. 

Neste projeto a Criarte, através do produtor cultural Catullo Fernandes, busca preservar a memória de Lessa, apresentando 18 composições do escritor, compositor e folclorista, bem ao estilo dos antigos programas de auditório. O espetáculo contou com a apresentação da cantora Luana Fernandes, no papel de Inezita Barroso, quando jovem, ao gravar em São Paulo um dos primeiros discos de música gaúchesca – o LP Danças Gaúchas (1955), composições resgatadas e/ou compostas por Barbosa Lessa e Paixão Cortês. 

O time de intérpretes tem ainda as participações de Lucas Bridi, Capitão Faustinho, Maiquel Filho e Manoella da Maia Souza, ocasal de dançarinos Jeankel Lima e Gleiciane Schmitz, acompanhados de uma banda, que reviveu o extinto Conjunto Minuano, criado por Lessa, quando aluno do Ginásio Gonzaga, em Pelotas. O grupo é formado pelo acordeonista Vinícius Machado Mombach, e o trio Cuerdas y Bombo: os irmãos Paulo André (percussão), Rafael (violão) e Rodrigo Cesar da Silva (baixo). Com as participações especiais do cantor mirim Murielzinho, e do cantor Manoel Camaquã e o violonista Aduiles Pacheco. 

O espetáculo se completa com um vídeo mostrando a trajetória de Barbosa Lessa, o cenário traz o artesanato gaúcho da viúva Nilza Lessa e peças campeira da La Campana, enquanto o artista plástico Caiaque pintou ao vivo uma tela retratando o escritor, e que no final foi leiloada, com renda destinada a Associação Amigos da Água Grande – Fundação Barbosa Lessa. “Foi uma noite memorável, e pretendemos que este trabalho seja levado a outros municípios, afinal Barbosa Lessa é um patrimônio cultural gaúcho”, resumiu o produtor Catullo Fernandes.