O programa Primeira Hora desta quarta-feira (07) entrevistou o superintendente Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Ângelo Carneiro. Carneiro é agente penitenciário e servidor de carreira, sendo nomeado pelo governador José Ivo Satori na última semana.
Segundo o novo superintendente, o estado chegou a 38 mil apenados no Estado. “É uma marca histórica”, destaca o gestor, explicando que ainda há um déficit de vagas estimado em 11 mil. O Presídio Estadual de Camaquã possui capacidade para 94 presos, mas abriga 268, já o presídio anexo possui espaço para 96 apenados, no entanto, conta com 108 pessoas. “Apenas de superlotado, é considerada uma casa prisional tranquila”, explica Carneiro, destacando o trabalho realizado pela comunidade, servidores do judiciário e Susepe.
Carneiro falou da época em que se cogitou a construção de um novo presídio em Camaquã, mas não foi possível, tendo em vista que a comunidade foi contrária à ideia. “A população deve ser favorável à construção de novos presídios nos municípios”, lembra o gestor, destacando os benefícios que novas casas prisionais proporcionam as comunidades em que estão inseridas.
Confira a entrevista na íntegra: