Exonerado do cargo de secretário executivo da Casa Civil, em janeiro de 2020, após utilizar voo da Força Aérea Brasileira (FAB) em viagem à Ásia, José Vicente Santini foi nomeado para um novo cargo no governo do presidente Jair Bolsonaro. Ele assume agora como secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça.
Mesmo tendo sido exonerado, Santini já havia voltado ao governo em setembro do ano passado, quando recebeu um cargo de assessor especial do então ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Em fevereiro deste ano, ele saiu do Ministério do Meio Ambiente e assumiu como secretário executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República.
Santini é amigo de Eduardo Bolsonaro, filho do presidente da República. Eduardo inclusive conseguiu reverter a primeira exoneração do amigo, mas após repercussão ruim nas redes sociais, Bolsonaro decidiu pela demissão novamente.
A nomeação de José Vicente Santini para o novo cargo consta no Diário Oficial da União desta quarta-feira (04).