O ato de oficialização do deputado federal Giovani Cherini no Partido da República (PR) está confirmado para esta sexta-feira (22), a partir das 18 horas, no CTG 35, em Porto Alegre. Para o evento estão confirmadas as presenças de representantes da agremiação em nível nacional e aproximadamente mil pessoas entre prefeitos, ex-prefeitos, representações de entidades, instituições, cooperativas, amigos e familiares do parlamentar.
Segundo Cherini, o ato simbólico marca um novo momento em sua carreira política: “O PR é um partido liberal social, de centro, incentiva o cooperativismo e dá liberdade e autonomia para os seus representantes desenvolverem um bom trabalho”, afirmou. Uma das metas do deputado federal exercendo a função de presidente estadual da sigla é a formação de comissões provisórias nos municípios.
O deputado Giovani Cherini foi expulso do PDT após votar a favor da abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, contrariando orientação da sigla. Ele foi o único parlamentar trabalhista a receber a punição máxima pela desobediência, com justificativa de que abriu publicamente o voto na imprensa e em redes sociais. Para compor o quadro gaúcho do PR, o deputado exigiu o cargo de líder da sigla no Estado, ao que foi atendido pela presidência nacional.