Search
[adsforwp-group id="156022"]

FAB demite professores acusados de assédio sexual

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Força Aérea Brasileira concluiu este mês o caso envolvendo os professores Álvaro Luiz Pereira Barros e Eduardo Silva Mistura, acusados de assediar alunas de uma escola da Aeronáutica.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!   

Eles lecionavam no Colégio Brigadeiro Newton Braga, na Ilha do Governador, na zona norte do Rio, e estavam afastados desde que foram feitas as primeiras denúncias. Agora, foram demitidos.

Os relatos dos abusos ocorridos entre 2014 e 2020 foram encaminhados pelas estudantes para a Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Rio de Janeiro, no início do ano passado, e, desde então, o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública da União acompanham o caso.

O ponto de partida para a onda de denúncias foi um movimento no Twitter chamado #exposed, em maio de 2020, que encorajava vítimas de abuso sexual a dividir suas experiências. As denúncias dos estudantes do colégio resultaram em processos administrativos disciplinares instaurados no âmbito da escola.

Ao longo do processo, uma junta militar ouviu os suspeitos e vários dos alunos envolvidos. No material entregue aos advogados da OAB-RJ, em maio de 2022, estavam prints de trocas de mensagens, áudios e relatos que indicavam um comportamento abusivo constante dos professores Eduardo Mistura e Álvaro Barros, responsáveis pelas aulas de história e educação física, respectivamente, dos alunos dos ensinos médio e fundamental.

O advogado Marcelo Davidovich, responsável pela defesa dos professores, afirmou que os processos administrativos não estão encerrados e que ainda há recursos a serem julgados.

Já o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica destacou que a “Força Aérea Brasileira atua para coibir irregularidades e que repudia condutas que não representam os valores, a dedicação e o trabalho do efetivo em prol do cumprimento de sua missão institucional.