Na manhã desta quinta-feira (05), o programa Primeira Hora recebeu a candidata a deputada federal pelo PSD, Fábia Richter. Em sua entrevista, a convidada destacou a expansão do seu projeto político, organizado oficialmente em mais de 60 municípios gaúchos, e enfatizou que sua prioridade é resgatar a esperança e a representatividade da Metade Sul do Estado no Congresso Nacional. A candidata chamou a atenção para o desequilíbrio na distribuição das vagas parlamentares, ressaltando que a falta de deputados eleitos pela região compromete o repasse de recursos essenciais.

Fábia pretende investir na saúde
Ao analisar a crise enfrentada pelos hospitais da região, Fábia Richter explicou como a captação de emendas parlamentares — que pode ultrapassar os R$ 60 milhões anuais por deputado — é vital para suprir a escassez nos orçamentos municipais. A candidata alertou que a falta de investimentos em estrutura e tecnologia afasta especialistas qualificados, impedindo a fixação de talentos no interior gaúcho. “O dinheiro deveria ir direto para os hospitais sem passar por mão de deputado, mas já que esse é o jogo, precisamos aprender a jogar porque é a nossa vida que está em risco”, argumentou a convidada.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Combate à violência contra a mulher por meio da educação
Com base na sua experiência na gestão pública e como secretária de Estado, a candidata propôs uma abordagem preventiva e educacional no combate à violência doméstica e familiar. Para a postulante à Câmara dos Deputados, as políticas públicas precisam ultrapassar o campo estritamente policial e alcançar as salas de aula para transformar padrões culturais e promover a igualdade entre os gêneros desde a juventude. “Aprendi que o nosso problema é tentar levar para a polícia algo que precisamos trabalhar na educação. Vou lutar para que a União desenvolva um ensino transversal focado na igualdade entre homens e mulheres. O homem precisa passar pelo amadurecimento do que é o homem moderno, e o caminho para isso é a informação e o diálogo”, defendeu.
Incentivos econômicos na Metade Sul
Fábia Richter defendeu a reativação do projeto da Rede Integrada de Desenvolvimento (RID) para criar uma zona franca com incentivos fiscais e atração de indústrias para a Metade Sul, equiparando os indicadores sociais aos de regiões em desenvolvimento no país. A convidada também cobrou liderança política para destravar e fiscalizar os contratos das obras da BR-116 e fez um alerta severo sobre a dispersão de votos em candidatos de fora do município. “Muito cuidado com candidaturas não viáveis apenas para fazer legenda para outras pessoas, pois isso nos coloca de joelhos e faz com que outra região enriqueça. Qual é o hospital que o deputado de fora em quem tu votas vai se tratar se não for o mesmo que o teu?”, concluiu ao defender o fortalecimento do eleitorado local.



