Fábia Richter é sondada como Ministra da Saúde de Governo Bolsonaro

O nome da prefeita de Cristal, Fábia Richter (PSB), recebeu apoio nos últimos dias como indicada a assumir o Ministério da Saúde, no governo Bolsonaro.

O principal suporte desta ideia vem do Movimento Municipalista, que é uma rede que abrange todo o território brasileiro, integrada principalmente pelos gestores públicos municipais e inclusive do setor da saúde e que conta com o apoio, articulação, organização, tecnologia, representatividade e orientação técnica de grandes entidades em nível nacional.

Publicidade

Com exclusividade ao jornal Regional, Fábia disse que recebeu, essa semana, com surpresa a indicação e tem se surpreendido com a dimensão que os apoios têm se manifestado, através de entidades de saúde de todo o país.

De acordo com a prefeita, que é enfermeira por formação, o Conselho Federal de Enfermagem também aderiu a iniciativa e nos próximos dias estará elaborando um manifesto formal à indicação.

Fábia Richter traz no currículo o fato de ter sido secretária municipal de saúde por mais de dez anos, também integrou o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (CONASEMS) e fez parte, como representante da esfera municipal, da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), reconhecida como uma inovação gerencial na política pública de saúde e importante ferramenta de articulação para as tomadas de decisões entre os gestores nos aspectos operacionais e na construção de pactos nacionais, estaduais e regionais no Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre a possibilidade de assumir a função, caso haja o convite, Fábia disse que ainda deverá pesar os reflexos da decisão, mas reconhece a importância que seria exercer uma representatividade deste quilate em nível federal, com a possibilidade de defender as causas municipais, a partir das experiências de trabalho de quem vive essa realidade.

“Sabemos a importância e a responsabilidade que um cargo deste carrega e também não gosto da palavra renúncia, que seria inevitável, no meu caso, por exercer um mandato como prefeita. Também conhecemos a importância do SUS de coisas que precisam ser preservadas e outras melhoradas, além do que representaria pra nós poder contribuir nessa área tão importante pra população”, comentou Fábia.

A prefeita disse ainda que precisa medir a visibilidade que uma pasta como o Ministério da Saúde traz para quem ocupa sua titularidade.

“Precisamos construir o crescimento político de nossa região e fortalecer a representatividade dos municípios no cenário nacional, portanto isso tudo tem que ser pesado”, concluiu.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Motociclista preso disputando corrida ilegal em São Lourenço do Sul

Ele foi abordado e preso após manobras perigosas no Santa Tereza

10 minutos ago

STF inicia depoimentos de testemunhas da trama golpista

Desta segunda (19) ao dia 2 de junho serão ouvidas 82 pessoas

13 minutos ago

Vélez Camaquã pode conquistar hoje a Taça Farroupilha 2025

Ainda há ingressos disponíveis para o confronto de hoje em Camaquã

43 minutos ago

Pompéia reinaugura loja em Camaquã nesta segunda-feira (19)

Dia é marcado pelas novidades, brindes e festejos no novo espaço

1 hora ago

This website uses cookies.