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Famurs é a primeira entidade municipalista a lançar pós-graduação em autismo

Foto: Voltaire Santos / Assessoria de Comunicação Social Famurs
Foto: Voltaire Santos / Assessoria de Comunicação Social Famurs

A Famurs, através da Escola
Famurs de Gestão Pública, lançou um programa inédito de pós-graduação em autismo.
Em parceria com a Faculdade Pólis Civitas, foram desenvolvidos três cursos
voltados para os servidores municipais das áreas de Saúde, Educação e
Assistência Social, visando direcionamento e conhecimento específico de acordo
com a área de atuação. As inscrições já estão abertas em famurs.com.br/capacitacoes. Os
interessados têm até o dia 25 de agosto para concluir a matrícula.

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“Essa é uma iniciativa
inédita, ter uma entidade municipalista liderando uma qualificação em um tema
tão sensível como o autismo; além de atender uma demanda que se faz cada dia
mais presente na realidade dos municípios”, enfatizou o presidente da Famurs,
Paulinho Salerno. Conforme o presidente, as qualificações têm o objetivo promover
o avanço de políticas públicas sobre o tema, a partir do aperfeiçoamento dos
profissionais que atuam com autismo, visto o crescimento real no número de
casos.

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Conforme levantamento
divulgado pelo governo do Estado, em maio deste ano, que a Região Metropolitana
de Porto Alegre é a que concentra o maior número de pessoas com Carteira de
Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), com mais
de 1,3 mil cadastros. Porto Alegre é a cidade com mais registros em todo o
estado, são 741 pessoas. A pesquisa foi realizada de junho de 2021 a março de
2022, com 4.074 pessoas e suas famílias, de 259 municípios gaúchos.

Para atender a demanda, o
diretor institucional da Pólis Civitas, Paulo Maia Jr., explica que houve uma
preocupação em atender não apenas os servidores, mas toda a população gaúcha.
Desta forma, uma das novidades é que o curso será aberto para interessados que
não tenham graduação em alguma das três áreas de atuação. Nesse caso, o
certificado será de extensão universitária. “Apesar de o foco ser os servidores
municipais, desta forma conseguimos ampliar a especialização no atendimento de
pessoas com autismo, abrindo a possibilidade de outros profissionais, ou até
mesmo familiares, se especializarem na área”, avaliou.

Além disso, os três cursos
serão ofertados no modelo híbrido, contendo encontros presenciais, webinários,
videoaulas, materiais de apoio e tutoria especializada. A novidade do formato
será a realização de seminários nas regionais, com a participação de docentes
referências na área e a conclusão do curso em quatro ou 12 meses. A coordenação
dos cursos é da professora Viviane Costa de Leon. Ela é doutora e mestre em
Psicologia do Desenvolvimento e Advanced Consultant TEACCH, pela Universidade
da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

 Conteúdo
programático

A Pós-Graduação Autismo Saúde
terá como base o modelo estruturado ao atendimento clínico-ambulatorial. O
conteúdo do curso irá discutir a neurobiologia do autismo, recursos
clínicos-ambulatoriais; avaliações e diagnóstico; além de tratar do
acompanhamento e rotina da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os
conteúdos serão ministrados pelos professores Rita Thompson, Aline Martins,
Ricardo de Moraes Ribeiro e Danilo Goulart.

Da mesma forma, a Pós-Graduação
Autismo Educação está baseada no modelo de ensino estruturado e tratará de
recursos educacionais e atividades adaptadas para pessoas com autismo; abordará
o desenvolvimento da linguagem e da comunicação em pessoa com autismo; e
apresentará estratégias de comunicação aumentativa personalizada pelo Modelo
TEACCH, de Tratamento e Educação para Crianças com Autismo ou com Déficits
Relacionados à Comunicação. Serão ministrantes as professoras Claudia Moraes,
Viviane Lhul e Viviane Costa de Leon.

Já a Pós-Graduação Autismo
Assistência Social terá como base o modelo estruturado aplicado as políticas de
assistência e integração social. Durante o curso serão conhecidos os sistemas
integrados de atendimento no modelo generalista; a neurobiologia do autismo; e
como se dá a dinâmica familiar e as relações humanas de pessoas com autismo.

Como currículo comum, as
especializações irão abordar o diagnóstico e impacto do autismo na família; o
Modelo TEACCH; e debater a legislação, as políticas públicas e os direitos da
pessoa com Transtorno do Espectro Autista. As professoras Cassandra Borges
Bortolon, Viviane Costa de Leon e Tatiana de Oliveira Takeda serão responsáveis
pela apresentação dos conteúdos.


Voltaire Santos / Assessoria de Comunicação Social Famurs