Search
SAÚDE

Farmácia Popular: saiba como acessar os medicamentos de forma gratuita

Em entrevista, farmacêutica, Maína Gimenes, destacou como funciona o programa
Farmácia Popular: saiba como acessar os medicamentos de forma gratuita
Farmácia Popular: saiba como acessar os medicamentos de forma gratuita. Foto: Reprodução/Vitor Vasconcelos / Secom PR

Neste sábado (22) de fevereiro, o programa Tua Saúde trouxe um tema de grande relevância: “Como acessar os medicamentos da Farmácia Popular?”. A enfermeira Fábia Richter recebeu a farmacêutica Maína Gimenes, que destacou as atualizações do programa e explicou quem pode se beneficiar desse importante serviço de saúde.

Receba todas as notícias da Acústica e interaja com a nossa equipe, através do seu WhatsApp, tocando aqui!

O programa Farmácia Popular do Brasil, uma iniciativa do governo federal, oferece medicamentos gratuitos em farmácias credenciadas. Desde 15 de fevereiro de 2025, todos os medicamentos disponíveis no programa passaram a ser oferecidos sem custo, uma mudança significativa que visa facilitar o acesso da população a tratamentos essenciais. Antes, alguns medicamentos exigiam uma coparticipação, o que impedia muitas pessoas de retirarem os produtos necessários.

Maína Gimenes enfatizou que a gratuidade total é uma das grandes novidades deste ano, permitindo que mais pessoas tenham acesso a medicamentos para condições como hipertensão, diabetes, asma, rinite, Parkinson e colesterol alto. Além disso, o programa agora inclui a disponibilização gratuita de fraldas geriátricas e absorventes, ampliando o alcance do atendimento.

Para acessar os medicamentos, é necessário apresentar uma receita médica, que pode ser emitida tanto por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto por médicos particulares. A receita é válida por seis meses, mas é importante que o paciente ou um responsável leve a receita e um documento de identificação com foto a cada visita à farmácia.

Um ponto importante discutido no programa foi a burocracia envolvida no processo. Caso o paciente não possa ir à farmácia, é necessário apresentar uma procuração registrada em cartório para que um familiar ou responsável possa retirar os medicamentos. Maína esclareceu que, uma vez feita a procuração, não é necessário renová-la frequentemente, o que facilita o acesso a quem realmente precisa.

Confira a lista de medicamentos disponíveis na Farmácia Popular

Neste link está disponível a lista de medicamentos e insumos, conforme dados do Ministério da Saúde. O canal oficial de comunicação com o Programa Farmácia Popular do Brasil é através da Ouvidoria SUS.
Denúncias devem ser feitas exclusivamente pelo canal da Ouvidoria SUS.

Assista ao programa Tua Saúde

 

 

Tags: Farmácia Popular