Search
[adsforwp-group id="156022"]

Farmácia Verde é inaugurada no Presídio Estadual de Camaquã

img_18258_foto_1.jpg

Foi inaugurado na tarde da quinta-feira (4), o espaço Farmácia Verde dentro do Presídio Estadual. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura, através das Secretarias da Saúde, da Educação e da Agricultura e Abastecimento, e o Presídio Municipal na qual são produzidas mudas de plantas medicinais, integrando o Programa de Fitoterápicos e Plantas Medicinais.

Participaram do evento o vice-prefeito Jair Martins, acompanhado dos secretários da Saúde, Luciano Dias, da Agricultura e Abastecimento Abner Dillmann, da coordenadora do Projeto Fitoterápicos e Plantas Medicinais da Secretaria de Saúde Cátia Menezes Pereira, do administrador do presídio Luis Alberto Tavares, além de alguns dos apenados participantes do projeto, funcionários do Presídio, e convidados. O vice-prefeito Jair Martins parabenizou a todos os envolvidos e destacou a importância do Governo Municipal estar integrado com a comunidade.

Em sua fala, o administrador do presídio Luis Alberto Tavares estava emocionado e listou os projetos que são realizados e que proporcionam a ressocialização e o conhecimento aos apenados. “Aprender coisas novas e que cada pessoa saia melhor do que entrou através do que aprenderam enquanto estiveram aqui é um dos objetivos de cada uma dessas ações”, disse agradecendo a todos os parceiros e à equipe que realiza o projeto Farmácia Verde, destacando a grande parceria estabelecida com a Prefeitura.

A coordenadora do projeto, Cátia Menezes, destacou o empenho dos participantes e os grandes resultados obtidos no desenvolvimento, socialização, e resgate dos apenados. Ela informa que através do projeto já foram distribuídas mais de 300 mudas de plantas medicinais inclusive nas unidades de saúde. “Através desta iniciativa é trabalhada a educação, a prevenção, a agricultura familiar e as plantas representam esta reconstrução destas pessoas”, afirmou.

A professora do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos- Neeja, Cleusa Rodrigues, também comentou sobre o crescimento dos alunos através da participação desta iniciativa “Era um sonho que parecia distante e hoje se tornou realidade”.

O projeto conta ainda com o apoio da Celulose Riograndense e do Senar/RS que realizou capacitação técnica aos participantes, cujos certificados foram entregues na ocasião. Entre os que receberam o certificado estava o apenado Nelson Mallmann, destacado como um exemplo pela sua dedicação.

Na ocasião, além do descerramento da placa do espaço Farmácia Verde os convidados puderam conhecer o local e degustar saldos, bolos e pães de queijo, todos produzidos na Padaria do Presídio pelos apenados.