O autoatendimento em farmácias é um serviço que dentro do mercado varejista farmacêutico ainda está engatinhando. São poucas as redes que estão entrando nesse universo que envolve áreas como desenvolvimento, TI e engenharia. Partindo desse princípio, a maior rede do varejo farmacêutico do Sul do país inaugurou no final de 2024 na cidade de Passo Fundo no norte do RS, local da sede administrativa da empresa, uma nova loja com dois totens de autoatendimento, disponibilizadas em um local pensado na mobilidade dos clientes dentro da filial.
Os totens de autoatendimento na São João foram desenvolvidos a partir de uma demanda da presidência da empresa que após uma viagem a Suíça pela Abrafarma definiu a implantação desse serviço para os clientes. Foram meses de trabalho e inúmeros testes realizados até que o projeto saísse do papel e ganhasse funcionalidade com praticidade e segurança aos usuários.
Os colaboradores Maurício Maffi, gerente de infraestrutura e operações de TI e Jones Stachelski, coordenador de dispositivos de TI da Rede São João, falam sobre o estudo realizado, aplicabilidade do serviço, tipos de produtos que podem ser acessados, dentre outros pontos. Confira a entrevista na íntegra.
Confira a fala do colaborador sobre o sistema de autoatendimento das Farmácias São João
Quando começaram os estudos para implantação?
Maffi: O projeto do totem ele já vem de algum tempo em fase de testes, porém, após a visita do presidente da empresa, Sr. Pedro Henrique Brair a Suíça essa demanda foi priorizada. Foi uma aplicação desenvolvida do zero para entregar uma solução simples e fácil de ser utilizada pelos clientes.
Quando foi colocado em prática?
Maffi: Buscamos em São Paulo uma empresa parceira que nos ajudou na entrega de alguns modelos para nossa apreciação e homologação. Apresentamos duas opções a direção da empresa, uma com tela menor de 15 polegadas e outra maior com tela de 23 polegadas, essa pela qual foi aprovada.
Jones: Estes equipamentos possuem um modelo diferenciado, mas com um layout apropriado, próximo aos caixas e de fácil acesso.
Como funciona o serviço de autoatendimento?
Jones: A operação é muito simples. O cliente passa seus itens em um leitor de código de barras e no final, opta pelo pagamento em cartão de débito, crédito ou pix. Junto a isso, temos o sistema de monitoramento de câmeras que oferece mais segurança na operação.
Em quantas lojas o autoatendimento está disponível?
Maffi: Esse serviço está disponível no momento em duas lojas na cidade de Passo Fundo e em uma das nossas filiais nas cidades de Pelotas, Florianópolis, Encruzilhada do Sul e Santa Vitória do Palmar.
Que tipos de produtos podem ser passados no totem de autoatendimento?
Maffi: Podem ser passados todos os produtos que estão disponíveis de acesso aos clientes. Por exemplo: perfumaria, conveniência, brinquedos, bazar, alimentação, floricultura, toda a parte dos MIPS (Medicamentos Isentos de Prescrição), além de Estomazil, Epocler, Eno, Engove, enfim, tudo que está a mão para o cliente e que ele possa automaticamente concluir sua compra de forma rápida e autônoma.
Cliente São João Mais terá a mesma vantagem na compra utilizando o autoatendimento?
Maffi: Sim, consegue ter os mesmos benefícios. Colocando o CPF, o sistema identifica que o cliente é da São João e oferta os descontos e condições que estão disponibilizados para a compra.
O que representa para o mercado varejista farmacêutico essa facilidade no serviço?
Maffi: Olha, é uma inovação? É! mas a gente já entende que grandes redes varejistas estão nesse processo e isso não tem mais volta. Na minha opinião as empresas vão ter que se adaptar. Terão que dar cada vez mais essa disponibilidade e tecnologia para os seus clientes e são eles que vão decidir se querem ser atendidos por uma pessoa física, ou por um autoatendimento.
Jones: A gente está cada vez mais dando essa disponibilidade para o cliente fazer essa decisão e se sentir bem naquilo que ele se sente conveniente em fazer na hora da sua compra. A São João sempre teve uma pegada de atendimento pessoa a pessoa, olho no olho e com essa tecnologia, estamos dando uma liberdade maior e mais facilitada para o nosso cliente escolher a forma de consumir.
O que a Rede prevê de instalação deste serviço para o ano que vem?
Maffi: A previsão para 2025 é de implantar no primeiro trimestre 50 equipamentos que serão distribuídos em algumas das lojas da nossa Rede.