A Mineradora Ijuí encerrou as atividades da fábrica de Ijuí. A unidade fazia o engarrafamento da água mineral da marca Fonte Ijuí.
Os funcionários foram comunicados na manhã desta terça-feira. Foram dispensadas 90 pessoas e outras oito estão em licença médica, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Alimentação de Ijuí. Segundo a entidade, a empresa tinha mais de 80 anos.
Com participação da família Vontobel, a empresa enviou a seguinte manifestação:
“NOTA DE POSICIONAMENTO
A Mineradora Ijuí informa que seus acionistas decidiram pelo encerramento das atividades de engarrafamento de água na planta de Ijuí.
A empresa ressalta o seu agradecimento à comunidade local, colaboradores, parceiros, clientes e à Prefeitura da cidade pelas contribuições à empresa nesse período de atuação.
Um plano de extensão de benefícios foi desenhado para os trabalhadores desligados, com o intuito de apoiá-los neste processo de transição e na continuidade de sua trajetória profissional, com a garantia de todos os direitos trabalhistas previstos na legislação brasileira.”
Lembrando que a área de bebidas da Vonpar foi vendida para a empresa mexicana Coca-Cola Femsa. A empresa é dona da marca de água mineral Crystal. Em maio, a empresa fechou a fábrica de Santo Ângelo. A assessoria afirma que a Mineradora Ijuí foi mantida com a família e nunca foi da Coca-Cola.
Abaixo, o posicionamento da Coca-Cola FEMSA:
“Em relação ao encerramento das operações de engarrafamento de água na cidade de Ijuí, a Coca-Cola FEMSA Brasil esclarece que mantém relação comercial com a Mineradora Ijuí desde a aquisição da Vonpar.
Como consequência do processo de encerramento da produção da Mineradora, a Coca-Cola FEMSA utilizará os produtos da sua planta de envase de água mineral em Bauru para atender à demanda do território Sul, sem causar nenhum tipo de impacto aos seus clientes e consumidores, mantendo o mesmo nível de qualidade e serviço prestados.”