Search
[adsforwp-group id="156022"]
Saúde

Taxa de fecundidade no Brasil apresenta queda acentuada

Além disso, brasileiras têm engravidado cada vez mais tarde
Taxa de fecundidade no Brasil apresenta queda acentuada
Foto: Edu Kapps/Divulgação

A taxa de fecundidade tem diminuído, ao longo dos anos, no Brasil, que noutros tempos já registrou uma das mais elevadas do mundo.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

De acordo com levantamento do IBGE, entre 2000 e 2023, seguindo uma tendência mundial, a taxa caiu de 2,32 para 1,57 filho por mulher.

A pesquisa Projeções de População, divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto, aponta ainda que, após atingir seu máximo em 2042, a população vai começar a diminuir, como explica Márcio Mitsuo Minamiguchi, gerente de Estimativas do Instituto.

Fecundidade pode estar ligada a gravidez tardia

Outro dado significativo do estudo, destacado pela tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE, Luciene Longo, é que as brasileiras têm engravidado cada vez mais tarde.

Em relação à taxa de fecundidade, que é a média de filhos que as mulheres têm, Roraima aponta o maior percentual, enquanto o Rio de Janeiro registra a queda mais acentuada.

A redução desses números também se reflete no total de nascimentos por ano, que passou de 3,6 milhões em 2000 para 2,6 milhões em 2022, e deve continuar caindo, chegando a 1,5 milhão em 2070.

Tags: Brasil, Fecundidade, Saúde