Search
[adsforwp-group id="156022"]
Enchentes

Federasul lança projeto de recuperação pós-cheias

Rafael Goelzer, vice-presidente da Federação, apresenta o Reconstrói RS, iniciativa para reconstruir infraestruturas danificadas no Rio Grande do Sul
Federasul lança projeto de recuperação pós-cheias
Foto: Rodrigo Vicente/Acústica FM

O Programa Primeira Hora recebeu na manhã desta quinta-feira (27), o vice-presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul), Rafael Goelzer. Em entrevista ao comunicador Fabio Renner, o empresário fala sobre o Reconstrói RS, projeto lançado no último dia 24, com objetivo contribuir com projetos recuperação de infraestruturas essenciais em áreas atingidas por cheias no Estado.

Durante a conversa, Goelzer explicou que o Reconstrói RS é uma parceria da Federasul com o Instituto Ling e o Instituto Cultural Floresta, que capta recursos 100% privados para financiar obras de infraestrutura resiliente em cidades com decretos de calamidade ou emergência:

“Esse projeto visa fortalecer o empreendedorismo cívico e comunitário, características marcantes do povo gaúcho,” destacou Goelzer.

As obras contempladas pelo projeto incluem recuperação de taludes, pontes, estradas, diques, barragens, sistemas de drenagem, e saneamento básico. As associações comerciais afiliadas à FEDERASUL ou o Instituto Cultural Floresta podem submeter projetos para avaliação por um comitê técnico especializado.

Goelzer enfatizou a importância da participação comunitária, mencionando que a comunidade local deve arrecadar parte do valor necessário para a obra, com o Reconstrói RS complementando o restante a fundo perdido. O projeto já está aceitando inscrições, e tem um fundo total de R$ 84 milhões para ser distribuído rapidamente nas obras necessárias.

Fabio Renner também questionou sobre a destinação dos recursos e o impacto esperado:

“Queremos que esses recursos sejam aplicados o mais rápido possível para que a infraestrutura se torne mais resiliente diante de futuros eventos climáticos,” afirmou Goelzer.

Ao final da entrevista, Goelzer mencionou a entrega de 8.000 roupas íntimas para um abrigo em Porto Alegre, como parte das ações da Federasul em apoio às comunidades afetadas:

“Nosso objetivo não é apenas fazer doações, mas garantir que elas cheguem rapidamente a quem realmente precisa,” concluiu.

Confira a participação do vice-presidente da Federasul, Rafael Goelzer

Tags: Federasul