Search
[adsforwp-group id="156022"]

Felipão busca primeira vitória pelo Brasil

img_2843_foto_1.jpg

Luiz Felipe Scolari não guarda mágoas do Chelsea. Ainda em Genebra, na véspera do jogo diante da Itália, ele se mostrava ansioso pelo retorno ao Stamford Bridge. E amparado pelo aproveitamento satisfatório no estádio quando comandou os Blues, o técnico busca a primeira vitória desde que voltou à Seleção, nesta segunda-feira, às 16h30, de Brasília, contra a equipe da Rússia. 


Em pouco menos de sete meses, entre 2008 e 2009, Felipão venceu dez dos 19 jogos disputados no estádio e foi superado somente três vezes, duas delas em clássicos locais. Destaque para os 100% de aproveitamento nos confrontos em casa pela Liga dos Campeões. No fim, um desempenho de 63,1% dos pontos conquistados.


O índice é próximo do aproveitamento geral na passagem pelo clube inglês, que foi de 68% em 41 partidas. No dia 7 de fevereiro, demitido após o empate com o Hull City, o treinador deixava os Blues classificado para as oitavas da Liga dos Campeões e da Copa da Inglaterra e quarto colocado na Liga Inglesa.

Resultados, na visão do treinador, que descartam  qualquer tipo de trauma em reencontrar a torcida e o clube.


– A passagem foi excelente. Gostei muito da recepção da torcida e dos ingleses. É um dos melhores campeonatos do mundo para se disputar e o Chelsea tem um centro de treinamentos espetacular – destacou.

Elogios que, pelo menos publicamente, superaram os bastidores da saída. O extracampo com o boicote de alguns líderes, entre eles Drogba, Anelka e Michael Ballack, e a relação do russo Roman Abramovich, dono do clube, com alguns desses jogadores foram minimizados pelo treinador.


Episódios esquecidos que sequer ganharam o apreço de Felipão quando falou sobre a volta ao Stamford Bridge.


– Vou reviver na minha memória situações muito boas ao voltar à Inglaterra. Encontrar amigos é um motivo de alegria para mim – avisou.

Satisfação cercada também por coincidências. Afinal, o caminho Genebra/Londres foi o mesmo percorrido pelo treinador quando ele deixou o comando de Portugal para ser anunciado pelo Chelsea. Negociação sacramentada na época em que os portugueses disputavam a Eurocopa de 2008 na cidade suíça.


Passagem pelo Chelsea


Desempenho

Foram 41 jogos, com 24 vitórias, 12 empates e cinco derrotas. O aproveitamento foi de 68%. Felipão deixou o clube classificado para as oitavas de final da Liga dos Campeões e da Copa da Inglaterra e em quarto na Liga Inglesa.


Extracampo

Felipão teve problemas com alguns jogadores tidos como líderes do Chelsea, entre eles Drogba, Anelka e Michael Ballack. A relação do russo Roman Abramovich com alguns desses atletas também fomentou a demissão. No caso de Anelka, apesar da rusga, o técnico bancou o atacante na vaga de Drogba, que estava lesionado, e ele era o artilheiro da Liga com 14 gols até a saída de Felipão.

  

TODOS OS JOGOS DE FELIPÃO PELO CHELSEA NO STAMFORD BRIDGE

LIGA INGLESA


Chelsea 4 X 0 Portsmouth

Chelsea 1 x 1 Tottenham Hotspur

Chelsea 1 x 1 Manchester United

Chelsea 2 x 0 Aston Villa

Chelsea 0 x 1 Liverpool

Chelsea 5 x 0 Sunderland

Chelsea 0 x 0 Newcastle United

Chelsea 1 x 2 Arsenal

Chelsea 1 x 1 West Ham United

Chelsea 2 x 0 West Bromwich Albion

 Chelsea 2 X 1 Stoke City

Chelsea 2 x 0 Middlesbrough

Chelsea 0 x 0 Hull City


LIGA DOS CAMPEÕES

Chelsea 4 x 0 Bordeaux

Chelsea 1 x 0 Roma

Chelsea 2 x 1 CFR Cluj


CARLING CUP

Chelsea 4 x 5 Burnley


FA CUP

Chelsea 1 x 1 Southend United Chelsea 3 x 1 Ipswich Town


TOTAL

VITÓRIAS: 10

EMPATES: 6

DERROTAS: 3

 

APROVEITAMENTO: 63,1%