Um arco-íris se formou em volta do Sol, na tarde desta segunda-feira (30), em Camaquã. O fenômeno é conhecido como Halo Solar e é formado pelo reflexo do Sol em cristais de gelo, comuns em nuvens finas e transparentes.
“É um fenômeno meteorológico provocado por finíssimas luzes de cristais de gelo que ficam dentro das nuvens e são rebatidas pelo Sol”, disse o meteorologista do Inmet Manuel Rangel, em entrevista concedida ao portal G1. Segundo ele, os cristais de gelo são comuns nas nuvens mais finas e transparentes e o fenômeno não é incomum. “Não temos números sobre a frequência com que acontecem, mas é comum”, afirmou Rangel.
Segundo o meteorologista, a duração do halo é variável, podendo permanecer por até uma hora no céu. O ambientalista Alcide Filho, explica que o fenômeno, conhecido popularmente como arco-íris solar, não é comum de acontecer. Ele só acontece quando, no dia anterior, se tem um dia seco e, na manhã seguinte, um dia mais úmido.