Categories: CidadesCulturaGeral

Feriado do Dia da Consciência Negra é aprovado com data fixa na Capital

A Câmara de Vereadores concluiu, nesta segunda-feira (23), a votação do projeto que cria o feriado do Dia da Consciência Negra em Porto Alegre. Os vereadores derrubaram uma emenda que instituía o feriado no terceiro domingo do mês de novembro, determinando uma data-fixa (20 de novembro) para a comemoração.

A matéria ainda depende da sanção do prefeito José Fortunati. O autor do projeto, vereador Delegado Cleiton (PDT), disse já ter recebido a garantia de que a proposta será aprovada. Procurado pela reportagem, o prefeito não se manifestou sobre a situação.

Publicidade

O projeto de lei que institui o Dia da Consciência Negra e da Difusão da Religiosidade como feriado na Capital foi aprovado na semana passada, mas uma emenda definia que a data fosse móvel.

O vereador Delegado Cleiton solicitou nova apreciação. Ele alegou que a emenda, de autoria do vereador Mauro Pinheiro (PT), foi aprovada por apenas um voto de diferença, 17 a 16.

Para que o dia 20 de novembro se torne feriado em Porto Alegre, o Dia de Finados – dia 2 de novembro – deixou de ser feriado municipal. A data, contudo, segue como feriado nacional.

Em janeiro deste ano, a Câmara já havia aprovado proposta semelhante, mas o prefeito José Fortunati vetou o projeto. À época, ele se baseou em um parecer da Procuradoria-Geral do Município.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL) é contrária ao projeto. “Existe total entendimento do valor da consciência negra, valorizamos muito este momento que foi vivido pela história, mas não se pode transferir em mais um feriado. Nós precisamos aumentar a produção de nossas organizações. Devemos trabalhar mais, e não menos”, defende o presidente da entidade, Gustavo Schifino.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Homem é agredido após perseguir mulher em Camaquã

Fato ocorreu próximo à Secretaria Municipal de Infraestrutura

3 horas ago

Convite para culto de agradecimento de Lili Bierhals

O culto ocorrerá na próxima quarta-feira (14), na Igreja da Comunidade XV de Novembro

5 horas ago

Hospital Nossa Senhora Aparecida abre vaga de emprego em Camaquã

A oportunidade é para atendente de cafeteria

6 horas ago

Condenado por furto é preso em São Lourenço do Sul

Prisão ocorreu no Centro da cidade

7 horas ago

Carla Zambelli: Alexandre de Moraes vota para condenar deputada

Ministro é o relator de ação contra a parlamentar por invasão aos sistemas do CNJ

9 horas ago

Fraude no INSS: governo anuncia devolução de R$ 292 milhões entre maio e junho

Valor é referente aos descontos que foram realizados na folha de pagamento de beneficiários em…

9 horas ago

This website uses cookies.