Search
[adsforwp-group id="156022"]

Fifa aprova novo Mundial de Clubes a cada quatro anos e equipes europeias prometem boicote

img_21696_foto_1.jpg

A Fifa aprovou nesta sexta-feira um novo formato para o Mundial de Clubes a partir de 2021. O novo modelo será disputado de quatro em quatro anos, com seis vagas para a Conmebol. O anúncio foi feito pelo presidente Gianni Infantino após uma reunião da alta cúpula da entidade. Contudo, a decisão está sendo rechaçada por clubes europeus, que prometeram um boicote ao torneio. Ainda não foi definida a sede da nova competição.

Assim sendo, as vagas se distribuiriam da seguinte forma: 8 para a Uefa, 3 para a Ásia, 3 para a África, 3 para a Concacaf, 6 para a Conmebol e 1 para a Oceania. Os critérios de classificação para o ‘novo’ mundial serão definidos pelas próprias confederações. Os clubes do Velho Continente não vêem com bons olhos os novos moldes da competição, uma vez que obrigaria as equipes europeias a jogar mais vezes numa temporada, mesmo que seja apenas de quatro em quatro anos.

– Hoje estou especialmente feliz porque tomamos uma decisão, na verdade várias, mas uma especificamente, e teremos em 2021 um real Mundial de Clubes. Que terá um impacto fantástico no futebol mundial. Esperamos que todas as melhores equipes participem, como disse. Tivemos várias discussões positivas, e a visão da Fifa e seu presidente é incluir a todos. Vamos continuar discutindo, porque estamos falando de dois anos e meio. Temos questões a lidar – comentou Gianni Infantino ao apresentar o novo modelo.

Boicote dos clubes europeus

O torneio também serviria como forma de substituir a Copa das Confederações, campeonato considerado como fracasso técnico e de público pela própria entidade. Contudo, o Associação de Clubes Europeus (ECA, na sigla em inglês) afirmou por meio de carta para a Fifa que vai boicotar o novo Mundial de Clubes. A carta foi publicada pelo jornal alemão ‘Suddeutsche Zeitung’ e está assinada por representantes de 15 dos maiores clubes da Europa, incluindo Juventus, Real Madrid, Ajax, PSG, Barcelona, Bayern de Munique, Manchester United e Benfica.

De acordo com o documento, os clubes são “frontalmente contra a aprovação de um novo Mundial de Clubes neste momento e confirma que nenhum membro da ECA vai disputar essa competição”. O calendário do futebol europeu já está definido até 2024, e as equipes alegam que não é possível alterações e criações de campeonatos antes desse ano. Os clubes fizeram parte da reunião, mas foram derrotados pela maioria de votos do Conselho da Fifa.