Search
[adsforwp-group id="156022"]
Economia

Fim da bandeira vermelha: conta de luz terá alívio em novembro

Aneel apontou para melhora nas condições de geração de energia
Bandeira vermelha deixa conta de luz fica mais cara em outubro
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A conta de luz dos brasileiros terá um alívio em novembro. Após dois meses no nível vermelho, a bandeira tarifária será amarela, o que significa uma redução no valor cobrado por cada quilowatt-hora (kWh) consumido. A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Na bandeira amarela, os consumidores pagarão um adicional de R$ 1,885 por cada 100 kWh, valor bem abaixo dos R$ 7,877 cobrados na bandeira vermelha patamar 2, vigente em outubro. Essa era a tarifa mais alta desde agosto de 2021.

Fim da bandeira vermelha: conta de luz terá alívio em novembro

A melhora nas condições de geração de energia no país foi um dos principais fatores que permitiram a redução da bandeira tarifária. No entanto, a Aneel alerta que a situação ainda é delicada, com a previsão de chuvas e vazões nos reservatórios das hidrelétricas abaixo da média. Por isso, a bandeira amarela continua sendo acionada para garantir o suprimento de energia e cobrir os custos da geração termelétrica, mais cara.

A sequência de bandeiras coloridas começou em abril de 2022, com um período de bandeiras verdes. A partir de julho, o cenário se alterou, com a volta da bandeira amarela e, posteriormente, a bandeira vermelha, em função das altas temperaturas e da seca.

Tags: Bandeira, conta de luz, Novembro