Search
[adsforwp-group id="156022"]

Final da quarta temporada de ‘Ozark’ explicado: quem sobrevive e quem morre?

Reprodução
Reprodução

Os sete episódios finais de Ozark foram lançados, marcando oficialmente a última vez que ouviremos Marty ( Jason Bateman ) e Wendy Byrde ( Laura Linney ) insistirem que estão ” tão perto” de romper seu ciclo infinitamente corrupto de conspiração e intrigante. A definição de “perto” dos Byrdes, no caso da 4ª Temporada Parte 2, significa resolver alguns problemas menores, como descobrir como manter o detetive particular Mel Sattem ( Adam Rothenberg ) de se aproximar deles, impedir o pai psicótico de Wendy. de levar Charlotte ( Sofia Hublitz ) e Jonah ( Skylar Gaertner ) com ele para a Carolina do Norte,Félix Solis ). Claro, há também mais um pequeno contratempo que põe em movimento os sete episódios finais: Ruth, alimentada pela vingança e sua bravata marca registrada, mata Javi Elizandro Navarro ( Alfonso Herrera ).

Depois que Ruth ( Julia Garner ) mata Javi em retribuição por ele ter assassinado Wyatt ( Charles Tahan ), Marty e Wendy devem se esforçar para descobrir como vão salvar a situação. É aí que a temporada final apresenta a mãe de Javi e a irmã de Omar Navarro, Camila ( Veronica Falcón ). Os Byrdes mentem para Camila e dizem a ela que Navarro ordenou o assassinato de Javi. Navarro então envia Marty para o México para assumir a liderança do cartel em seu lugar, onde Marty, cheio de culpa, ordena a morte do homem que supostamente foi responsável por ordenar um ataque a Navarro na prisão. Acontece que eles tinham o cara errado: a própria irmã de Omar, Camila, ordenou o golpe como vingança pelo que ela acredita ter sido Omar matando seu filho.

Enquanto isso, Ruth consegue limpar seu registro e puxar o tapete debaixo de Marty e Wendy, assumindo a propriedade do Missouri Bell. Ela recruta uma agora sóbria Rachel Garrison ( Jordana Spiro ) como seu novo parceiro de negócios, convencendo-a a deixar Miami e voltar para o Ozarks com ela. Jogando outra chave impossível nos planos de Marty e Wendy, Rachel é forçada a matar o assassino de Omar, Nelson ( Nelson Bonilla ).), depois que ele tenta assassiná-la e Ruth quando eles se recusam a deixar Marty lavar dinheiro através do Sino para Navarro. Os Byrdes (mais uma vez) fazem um milagre e apresentam uma solução precipitada: eles convencem Camila a silenciosamente matar seu irmão e depois assumir a liderança do cartel, além de ocupar o lugar de Javi no acordo do FBI. Ela concorda, mas depois de um encontro com Omar na prisão, descobre que não foi ele quem ordenou o ataque a Javi. Mesmo assim, ela prossegue com o plano.

Para piorar ainda mais as coisas, o pai de Wendy, Nathan ( Richard Thomas ), contrata Mel para descobrir o que aconteceu com Ben. Ele faz uma jogada para tirar Charlotte e Jonah de Wendy, convencendo-os com sucesso a voltar para a Carolina do Norte com ele. Em seu último estratagema desesperado para impedir que Charlotte e Jonah vivam com seu pai abusivo, Wendy, que se torna cada vez mais errática, se interna no mesmo centro de saúde mental em que Ben ( Tom Pelphrey ) foi internado na esperança de que isso culpe as crianças a ficarem.

Charlotte e Jonah vão para a Carolina do Norte com o pai de Wendy?

No início do final da série, Wendy ainda está nas instalações, recusando-se a sair, então Marty visita Ruth sem avisar e a apresenta com um ultimato frio: ou ela fala com Charlotte e Jonah e os convence a ficar com eles, ou Marty vai. diga a Camila que Ruth assassinou seu filho. Encurralada em um canto, Ruth faz uma visita a Wendy no centro de saúde mental, onde as duas compartilham uma conversa inesperadamente civil, devido ao seu histórico hostil. Wendy promete que, enquanto Ruth tentar, ela garantirá que Marty não conte a Camila. Antes de sair, Ruth diz a Wendy que ela estava certa: se ela tivesse deixado Ben na instalação, ele ainda estaria vivo.

Ruth faz o charme de cidade pequena e convida o pai de Wendy para compartilhar uma bebida de despedida com uma garrafa de uísque (e todos nós sabemos como ele gosta de sua bebida). Ela o pega desprevenido ao largar o ato e apontar uma arma para ele com a ameaça: se ele sair daqui com Charlotte e Jonah, ela vai atirar na cabeça dele. A próxima cena mostra Charlotte e Jonah entrando no centro de saúde mental para ver Wendy. Como sempre, Ruth faz merda.

Em um movimento atípico, Wendy abre mão de seu forte abraço em Charlotte e Jonah, e deixa que eles tomem sua própria decisão. A próxima cena mostra Charlotte, Jonah e Wendy saindo da instalação juntos, uma confirmação tácita de que as crianças de Byrde decidiram ficar.

O que há com aquela cena de acidente de carro?

A família Byrde deixa as instalações em sua minivan, compartilhando um breve momento de felicidade antes – pense na cena de abertura da 4ª temporada – eles se envolvem em um brutal acidente de carro depois de desviar do caminho de um caminhão de transporte de carro. em direção a eles do lado errado da pista, fazendo o carro capotar. De alguma forma, os Byrdes sobrevivem com pouco mais do que alguns arranhões. Dado o tango sem fim de Marty e Wendy com o cartel e a lista cada vez maior de inimigos, havia muitas previsões sobre quem poderia estar por trás do misterioso acidente de carro. Surpreendentemente, não era ninguém: o acidente de carro foi um ato aleatório de má sorte. Então, por que provocá-lo no início da temporada?

Em algum nível, a revelação pode parecer uma decepção. Mas o acidente de carro é mais do que um arenque vermelho. Coloca a questão: os Byrdes são realmente invencíveis? O padre de Navarro, padre Benitez ( Bruno Bichir ) sugere a Wendy que sua experiência de quase morte é um aviso de Deus, enquanto Wendy, com seu sorriso irritantemente político, discorda: é um sinal de que eles são sobreviventes, e eles vão sair do cartel com segurança venha o inferno ou a maré alta.

O que acontece com Omar Navarro?

Enquanto isso, Omar Navarro, que sempre pareceu quase invencível, não tem tanta sorte quando encontra seu destino mortal nas mãos de ninguém menos que sua irmã, Camila. Embora Camila descubra que Omar não estava de fato por trás do assassinato de seu filho, ela ainda concorda com a proposta de Marty e Wendy de tirar seu irmão e se tornar o chefe do cartel. Omar é retirado de sua cela para uma suposta transferência. Ele é conduzido por dois homens em uniformes policiais, um dos quais encosta para supostamente urinar. Em vez disso, ele sai da van e atira no policial no banco do passageiro antes de entregar uma arma a Omar e dizer a ele que há um carro a 800 metros de distância que o levará a um avião. Não é até que Omar dá alguns passos antes de ouvir o barulho de uma pistola. Ele se vira e é morto a tiros pelo homem que lhe deu a arma, o que, claro,

O que acontece com Rute?

Finalmente, é a noite da gala da Byrde Family Foundation. Tudo está indo suspeitosamente bem. O acordo do FBI foi bem sucedido, os Byrdes têm uma lista de espera de pessoas de alto perfil que querem se juntar à sua fundação, Wendy agora consegue desligar as máquinas de votação do senador Schafe ( Bruce Davison ) (Wendy pode ter ordenado ou causado a morte de várias pessoas, mas ela traça a linha de fraude eleitoral.)

Claro, este é Ozark afinal, então você sabe que não havia como isso acontecer sem problemas. Camila, Clare Shaw ( Katrina Lenk ) e Wendy e Marty estão comemorando seu sucesso quando Camila ameaça matar Clare se descobrir que sabe alguma coisa sobre quem matou Javi. Após um momento de silêncio insuportavelmente tenso, Clare desmorona sob a pressão e confessa que Ruth o matou. Camila sabe que Marty e Wendy têm um relacionamento próximo com Ruth e ameaça se eles tentarem avisar Ruth ou até mesmo fazer contato visual com ela, ela matará os dois e Charlotte e Jonah sem hesitar.