O final de semana dos camaquenses foi marcado pelo civismo e amor à Pátria. Na manhã de sábado (1º), ocorreu o acendimento da Chama Votiva na Pira da Praça Zeca Netto, juntamente com o hasteamento dos pavilhões. O archote com a chama votiva foi conduzido por alunos do curso de educação física da Fundasul. O evento contou com a participação da banda marcial da Escola Municipal Osvaldo Aranha, e foi prestigiado por autoridades religiosas, civis e militares, professores, alunos, associações, entidades municipais, imprensa e comunidade em geral.
O tema da Semana da Pátria desse ano é ‘Cuidar da vida promovendo a paz e a sustentabilidade’, criado pela supervisora da Secretaria de Educação, Letícia Pereira. Sendo os homenageados a nível federal, Barão do Rio Branco, nível estadual, Guido Fernando Mondin, nível municipal, Doutor Paulo Cardoso Dora. A secretária da Educação salientou a importância de refletirmos sobre esse tema, que hoje, mais do que nunca, se faz necessário. “Temos como obrigação com as futuras gerações a sustentabilidade do planeta”, salientou a secretária.
Em seu pronunciamento, o presidente da Liga de Defesa Nacional – Núcleo Camaquã, Luiz Fernando Azambuja, salientou: “No coração de cada brasileiro precisa está presente o culto imortal e rendido pela gratidão nacional aos grandes vultos do seu passado, aos benfeitores da pátria, da sua hegemonia, da sua liberdade, da sua independência e do seu progresso”. E o prefeito de Camaquã, Ernesto Molon, destacou a importância da Semana da Pátria para os jovens. “Semana da Pátria tem um significado especial, que é despertar a juventude para a cidadania, para o patriotismo. É um momento de reflexão, de discussão, no qual as famílias e as escolas têm papel importante para introduzir, especialmente nos jovens e crianças, o resgate desse amor à nossa Bandeira, ao Hino Nacional e aos símbolos da Pátria”, ressaltou.
Desfile de bandas em comemoração a Pátria
Dando continuidade as atividades da Semana da Pátria, no domingo à tarde, aconteceu o tradicional Desfile de Bandas, que reuniu bandas locais e de cidades vizinhas. O evento levou centenas de pessoas à Avenida Olavo Morais para assistir a passagem das bandas.
As bandas que se apresentaram foram as seguintes: Banda Marcial da E.M.E.F Osvaldo Aranha, Banda Municipal Integração Sentinela do Sul, Fanfarra Simples Mirim Bento Dias, Banda Marcial Ana Tomázia Ribeiro, Banda Arautos de Cristo, Banda Municipal de Tapes, Banda Estudantil Municipal de Chuvica e a Banda Marcial Tradicional Bento Dias.
O prefeito municipal agradeceu a presença e ressaltou a importância de manter viva a chama do amor à Pátria, não apenas durante as comemorações cívicas, mas durante o ano inteiro. Ainda na oportunidade, Molon entregou um certificado a cada banda, como forma de agradecimento pela participação no desfile.
Diariamente, durante a Semana que vai do dia 1º à 7 de setembro, na Praça Zeca Netto, ocorrerão os hasteamentos e arriamentos dos pavilhões às 8h e 18h, tendo como convidados diversos segmentos da comunidade. O Desfile Cívico está marcado para o dia 07 de setembro, a partir das 13 horas, na avenida Olavo Moraes. O encerramento das comemorações acontece às 17 horas, na Praça Zeca Netto.