Mais duas remessas de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção da vacina de Oxford/Astrazeneca devem chegar à Fundação Oswaldo Cruz ainda neste mês de maio. O primeiro lote está previsto para o dia 22 e o outro é aguardado para o dia 29.
> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Os insumos são enviados de uma fábrica da Astrazeneca na China, e até que o próximo carregamento chegue, a Fiocruz deve interromper a produção por alguns dias, mas garante que já tem estoques para realizar as entregas até a primeira semana de junho. E essas duas novas remessas asseguram a produção para as semanas seguintes.
A fundação é a responsável pela produção das vacinas, no Brasil, e por enquanto, faz isso a partir do ingrediente ativo pronto importado. No total, 14 remessas de IFA foram negociadas com a Astrazeneca, e três ainda devem ser enviadas até o mês que vem. No Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação o ingrediente ativo é diluído, separado em frascos e passa por um rigoroso processo de controle de qualidade, antes de ser repassado ao Ministério da Saúde para a distribuição aos estados.
> Receba todas as notícias da Acústica no seu Telegram tocando aqui!
Todo esse processo leva cerca de 4 semanas, mas atualmente, graças às remessas já entregues, a Fiocruz tem conseguido produzir 1 milhão de doses por dia, e está fazendo entregas ao Programa Nacional de Imunizações todas as sextas-feiras.
A partir do segundo semestre do ano, a produção passará a ser 100% nacional, porque o contrato firmado com a Astrazeneca prevê transferência de tecnologia, para que o ingrediente ativo também seja fabricado no Brasil.
> Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Toque aqui e inscreva-se no nosso canal!
Com a entrega de mais 4,1 milhões de doses nesta sexta-feira (14), chega-se a marca de 34,3 milhões vacinas disponibilizadas. A previsão total é de que 100 milhões de doses sejam produzidas com o IFAimportado e outras 110 milhões sejam fabricadas já com o IFA nacional até o final do ano.