Os fiscais da Supervisão Regional do Departamento de Defesa Agropecuária de Pelotas interditaram novamente, nessa quarta-feira (15), um estabelecimento que realizava abates clandestinos. O abatedouro, localizado no município de Canguçu, já havia sido fechado em dezembro do ano passado, e voltou a praticar os abates, desrespeitando a medida oficial.
Após denúncia recebida na Inspetoria de Defesa Agropecuária de Canguçu, fiscais, acompanhados da Brigada Militar e do Ministério Público de Pelotas, foram até o local e constataram a materialidade do fato. Foram apreendidos 520 kg de carne bovina, 120 kg de linguiça defumada e 200 kg de carne suína.
O responsável pelo abatedouro, além de ter o estabelecimento novamente interditado e ter os produtos apreendidos, foi multado com base no novo decreto da defesa sanitária (Decreto Estadual 50072/2013) por realizar abates sem inspeção oficial, recebendo uma multa de 2000 UPF (R$ 27.480,00). Os documentos da ação serão encaminhados ao Ministério Público Estadual para que seja movida ação criminal contra o responsável.
Há suspeitas de que os produtos estariam sendo vendidos em municípios da região.