Search
[adsforwp-group id="156022"]

Fogo Simbólico segue no Espaço Humanize até sábado

img_17327_foto_1.jpg

Na tarde de sexta-feira (24), o Humanize Centro Empresarial foi palco da chegada do Fogo Simbólico da Pátria, a chama chegou a cidade por integrantes da Associação de Veteranos e Amigos da Polícia do Exército do Estado do Rio Grande do Sul – AVEAPE-RS, responsáveis pela 81ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria – Centelha Eixo – Litoral-sul, após a chegada os atletas da equipe Triplo X de Ciclismo e a ASCORCAM – Associação dos Corredores de Camaquã, realizaram o translado até o auditório do Humanize.

Com a presença do prefeito municipal Ivo de Lima Ferreira e do Presidente da Liga de Defesa Nacional – Núcleo Camaquã, Marcelo Adriano da Silva, secretários municipais, autoridades religiosas, homenageados e comunidade em geral, a chama foi entregue ao prefeito para acender a pira, a qual ficará acesa no Humanize Centro Empresarial até o dia 1º de setembro, quando será transferida para a Pira da Pátria, localizada na praça Zeca Netto.

A Secretária da Educação Eva Rosi Bueno Nunes, realizou a apresentação da programação da Semana da Pátria, também o prefeito municipal e o presidente da Liga de Defesa Nacional, em seus pronunciamentos, agradeceram a todos os participantes, ressaltando a importância dos valores cívico-patrióticos.

No momento da solenidade, a Irmã Acélia Maria Sterz, representando as irmãs Franciscanas Bernardinas, as quais são as homenageadas a nível municipal, pelos 80 anos de sua chegada a Camaquã, agradeceu pela homenagem ressaltando a importância da escola São João Batista para a educação na região.

O Fogo Simbólico

Cumprindo a missão de difundir os valores cívico-patrióticos, a Liga de Defesa Nacional – Núcleo Rio Grande do Sul, promove este ano a 81ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, levando a chama votiva aos municípios e difundindo os festejos em comemoração a data magna do Brasil.

Conforme arquivos da Liga, a corrida do Fogo Simbólico da Pátria é uma prática cultural que marcava o início das comemorações da Semana da Pátria em Porto Alegre. Em 1938 a Liga de Defesa Nacional institucionalizou a Corrida como uma de suas principais atividades, onde em pouco tempo ganhou um caráter patriótico com destaque nacional e extrapolou as fronteiras, sendo considerada a maior corrida do mundo. Desde então, a Corrida do Fogo Simbólico vem sendo aproveitada para difundir temas de interesse da sociedade, porque o fogo representa o saber e o conhecimento.