O entendimento sobre os cenários que rondam o mundo autista e como os municípios podem acolher e orientar as famílias com este diagnóstico. Este foi o tema principal da reunião desta quarta-feira, 16, do Fórum das Primeiras-Damas da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). O encontro, on-line, serviu também para o conhecimento das diferentes práticas adotadas pelos municípios que compõem a associação no atendimento familiar para estes casos.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Conforme a presidente do fórum e Primeira-Dama do município de Guaíba, Deisi Maranata, Abril Azul é uma campanha de conscientização que trata do Transtorno do Espectro Autista, uma condição no desenvolvimento neurológico.
“Precisamos conscientizar nossa sociedade e os entes públicos da importância das terapias e incentivando ações de apoio e de inclusão de pessoas e famílias”, diz Deisi.
Durante o encontro, a pedagoga Fabiane Lima fez um relato sobre sua experiência na parceria com a Prefeitura de Porto Alegre e em seus projetos empresariais como curadora de portadores de autismo. Segundo ela, há indicativos de que a cada 31 nascimentos, 1 é portador de autismo.
“Isso traz impacto social e nas políticas públicas de cuidados com esta parte da sociedade”, diz Fabiane.
Já a psicóloga Kamila Ávila, que também participou do encontro debatendo sua experiência com o tema e no trabalho desenvolvido junto à prefeitura de Guaíba, comenta que é preciso que os administradores públicos ofereçam a segurança necessária para as famílias se sentirem acolhidas no tratamento do transtorno durante o período que for necessário.