Search
[adsforwp-group id="156022"]
CLIMA

Frente fria provoca mudanças no clima do Rio Grande do Sul

Meteorologista detalha a influência de massa de ar frio e o impacto nas temperaturas e precipitações
Frente Fria Provoca Mudanças no Clima do Rio Grande do Sul
Foto: Reprodução/Facebook CPPMET UFPEL

Na manhã desta terça-feira (20), o Programa Primeira Hora da Rádio Acústica FM recebeu Lucas Mendes, meteorologista do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPPMET UFPEL). Mendes explicou as condições climáticas atuais e as previsões para o Rio Grande do Sul, destacando a influência de uma frente fria semi-estacionária que tem causado instabilidade no tempo.

De acordo com Mendes, a frente fria semi-estacionária está gerando uma significativa variação nas temperaturas em todo o estado. Enquanto o ramo quente da frente está mantendo temperaturas mais altas nas regiões Norte, Nordeste e Noroeste, assim como na área metropolitana de Porto Alegre, o Sul do estado, incluindo a Campanha, tem registrado temperaturas mais baixas devido à maior cobertura de nuvens. Essa situação tem levado a uma sensação de calor em algumas regiões e a um frio mais intenso em outras.

O meteorologista prevê que, a partir de quarta-feira, uma nova massa de ar frio começará a avançar pelo estado, com entrada inicial em Uruguaiana. Este sistema deverá provocar uma queda nas temperaturas, que poderão alcançar mínimas de 4 a 5 graus Celsius e máximas de 14 a 15 graus Celsius até o final da semana. Mendes alertou que o tempo instável continuará com chuvas leves, especialmente em Camaquã, onde já ocorreram pancadas de chuva intensas recentemente.

Com a chegada da nova massa de ar frio, a expectativa é que a intensidade das chuvas diminua a partir de quinta-feira. A previsão é de que as chuvas se tornem mais esparsas e que a nebulosidade persista, mas sem grandes eventos de precipitação. Mendes também observou que a umidade do oceano continuará a influenciar o clima, mantendo o tempo característico do inverno com temperaturas mais baixas e alguma nebulosidade.

O meteorologista projetou que, para o mês de setembro, as chuvas devem ficar dentro da média histórica para a região, com possíveis novas incursões de massas de ar frio. Apesar das recentes condições de alta umidade e calor, Mendes destacou que a tendência é que o clima se estabilize gradativamente, trazendo temperaturas e padrões de precipitação mais típicos para a época do ano.

Confira a fala do meteorologista sobre a frente fria

Tags: Clima, frente fria, meteorologista