Search
[adsforwp-group id="156022"]

Funcionários do Irga ameaçam paralisação

img_10470_foto_1.jpg

Funcionários do Instituto Riograndense do Arroz de todas as regiões produtoras do Estado se reuniram em assembleia geral ordinária, nesta terça-feira (28), em Porto Alegre. No encontro, organizado pelo sindicato que representa os servidores da autarquia – o SindisIrga – , foi reiterado o descontentamento dos servidores em relação aos salários e às condições de trabalho. Ao todo, 170 trabalhadores estiveram presentes na assembleia, realizada no refeitório da sede do Irga, cedido para o encontro.

Encabeça a lista da pauta a adoção imediata da gratificação de 50% nos vencimentos dos membros do quadro efetivo, além de uma compensação dos salários, segundo documento do SindisIrga, congelados desde 2011. A regulamentação definitiva de um sistema de promoção e de progressão das carreiras também faz parte das reivindicações. Mas a lista é mais ampla, e inclui um novo modelo de vale refeição específico e a imediata nomeação para os cargos que ficaram vagos após os pedidos de demissões de servidores que saíram atraídos por melhores ganhos na iniciativa privada.

Para pressionar o governo estadual a atender às demandas, propostas foram apresentadas – inclusive a de uma paralisação total das atividades – o que foi rejeitado pela maioria. Entretanto, a rotina de trabalho muda a partir desta quarta-feira (29). Ficou decidido que:

Haverá a suspensão da utilização de bens e equipamentos (carro, computador, telefone) dos funcionários a serviço do IRGA;

Está cancelada a emissão dos boletins informativos da atual safra, assim como a divulgação dos resultados dos projetos 10 + e Soja 6.000;

Os protocolos de pesquisa encomendados por terceiros também estão suspensos.

A tarja preta, que vem sendo utilizada na manga da camisa durante eventos, passa a ser usada também nos expedientes.

Conselho Deliberativo

O grupo também quer os conselheiros da autarquia envolvidos em suas questões. Para isso, uma comissão irá solicitar audiência do Conselho Deliberativo do Irga para tratar exclusivamente das reivindicações dos servidores.

Nenhum diretor do Irga participou da assembleia. No dia anterior a ela, porém, o grupo assinou correspondência conjunta e entregou ao SindisIrga, detalhando e justificando a posição da diretoria em relação a cada um dos pontos da pauta.