Search

Funcionários participam de audiência sobre abertura de supermercados em Camaquã

Dezenas de funcionários participaram de uma audiência pública para debater os projetos e uma emenda aditiva que tratam do horário de funcionamento do comércio e dos dias de abertura dos mercados e supermercados no município. Políticos, empresários e representantes de entidades participaram do evento, que lotou o Auditório Zilda Maria Azambuja, na Secretaria Municipal da Educação, na tarde desta sexta-feira. 

Os funcionários estiveram no local trajando uniformes dos supermercados e utilizando cartazes com frases de efeito. O encontro foi proposto pela Câmara Municipal de Camaquã, por meio da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). 

Projetos e Emenda na pauta 

Durante a audiência pública foram debatidos o Projeto de Lei Complementar nº 10/2019, o Projeto de Lei Legislativo Complementar nº 05/2019 e a Emenda Aditiva nº 01 ao PLLC. 

O Projeto de Lei Complementar nº 10/2019, de autoria do Poder Executivo, “propõe que os estabelecimentos comerciais, situados no Município, tenham autonomia para efetuar transações comerciais aos domingos e feriados, em atenção aos Princípios Constitucionais da livre iniciativa e da livre concorrência (art. 170 da CF)”, de acordo com o texto apresentado pelo autor. 

Já o Projeto de Lei Legislativo Complementar nº 05/2019, assinado por 11 vereadores, tem por objetivo adequar a legislação do município para abertura de mercados e supermercados cuja atividade preponderante seja a venda de alimentos, inclusive os transportes a eles inerentes. Já a Emenda Aditiva nº 01 ao PLLC, de autoria do vereador, Paulinho Bicicletas (Republicanos), pretende complementar o PLLC nº 05/2019, no que tange à questão do horário de funcionamento dos mercados e supermercados camaquenses, durante os dias de semana e aos sábados. Os dois projetos e a emenda aditiva têm como relator o vereador, Marco Longaray (PT). 

Integram a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o presidente, vereador Claiton Silva (PDT), o vice-presidente, vereador Ronaldinho Renocar (P), e o secretário, vereador Marco Longaray (PT).

 * Com informações da Câmara de Vereadores de Camaquã