Search
[adsforwp-group id="156022"]

Gás natural terá reajuste no Rio Grande do Sul na próxima segunda-feira (16)

Consumidores veiculares também estão na lista dos que serão afetados pelo reajuste. Foto: Divulgação
Consumidores veiculares também estão na lista dos que serão afetados pelo reajuste. Foto: Divulgação

Em 16 de agosto de 2021, entram em vigor as novas tabelas do gás natural para todos os clientes da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás). O reajuste de tarifas foi autorizado pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), com base no contrato de concessão, que prevê o repasse integral ao mercado do custo de aquisição de gás, que tem sucessivos aumentos ao longo do ano por parte da Petrobras e já acumula alta de 48,7% em 2021.

Os percentuais de reajuste que serão aplicados aos clientes da Sulgás variam em função do segmento atendido. Para o setor industrial, o aumento varia entre 9,18% e 13,17%, conforme a faixa de consumo. No comercial, o reajuste vai de 6,51% a 8,65%, enquanto que para residencial, será entre 5,19% e 7,03%. No caso específico do gás natural veicular (GNV), o aumento será de R$ 0,245 por m³ (sem impostos) sobre o valor cobrado aos revendedores.

Reajuste para cada segmento:
Comercial: 6,51% a 8,65%
Industrial: 9,18% a 13,17%
Residencial: 5,19% a 7,03%
Veicular: R$ 0,245 por m³

A última revisão de tarifas da Sulgás foi em abril deste ano, refletindo apenas o aumento do custo do gás para a distribuidora. A Sulgás reitera seu compromisso em buscar preços competitivos no mercado. Atualmente, negocia com supridores selecionados através da Chamada Pública (CP22), com perspectivas de diversificação de fornecedores de gás natural a partir do próximo ano.