Search
Saneamento

Corsan utiliza geradores para abastecimento em Camaquã e mais seis municípios

Previsão de retomada dos serviços pode ser conferida no site da companhia
Corsan utiliza geradores para o abastecimento em Camaquã e mais seis municípios
Corsan utiliza geradores para o abastecimento em Camaquã e mais seis municípios. Foto: Ilustração/Pixabay

Para manter funcionando os sistemas operacionais da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), impactados pela falta de energia ainda decorrente do temporal da última quinta-feira (21), em Camaquã, Amaral Ferrador, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedro Osório e Rio Grande geradores estão sendo utilizados para suprir os problemas de fornecimento de energia.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

A utilização de geradores e carros-pipa para garantir o abastecimento nas 317 cidades atendidas pela Corsan é uma prática imediata adotada em situações de emergência que minimiza os impactos causados por falta de energia e eventos climáticos como os de 14 de setembro e 20 de novembro de 2023 e 16 de janeiro de 2024.

Corsan utiliza geradores para o abastecimento em Camaquã e mais seis municípios
Corsan utiliza geradores para o abastecimento em Camaquã e mais seis municípios. Foto: Corsan/Divulgação

Falta de energia elétrica afeta o abastecimento de água em municípios do Estado

Sem energia elétrica, as etapas do sistema para que a água chegue às residências ficam comprometidas, causando o desabastecimento. A Corsan mantém monitoramento permanente junto às concessionárias de energia elétrica e, conforme as previsões de restabelecimento, contingencia a necessidade da instalação de geradores nas localidades em que o fornecimento de água está mais comprometido. Importante ressaltar que o período compreendido entre a solicitação do equipamento e a entrada dele em operação deve considerar o transporte até a estrutura onde será utilizado, bem como o preparo do mesmo para restabelecer o sistema de abastecimento.

A cada evento climático a empresa também se coloca disposição das operadoras de energia para contribuir com o restabelecimento da normalidade dos serviços. A situação atualizada do abastecimento nos municípios atendidos pela Corsan e a previsão de retomada dos serviços pode ser conferida no site da companhia.

 

Tags: Água, Amaral Ferrador, Camaquã, Corsan, Herval, jaguarao, Morro Redondo, Pedro Osório, Rio Grande, Saneamento