Search
[adsforwp-group id="156022"]

Gerenciador de tarefas do Windows 11 apresenta função de pesquisa e filtro

Divulgação
Divulgação

A Microsoft adicionou um recurso de pesquisa e filtro ao gerenciador de tarefas do Windows 11. E será muito útil ao pesquisar e filtrar aplicativos em execução. Ele foi testado na edição de desenvolvimento mais recente do sistema (Windows 11 Insider build 22623.891) e espera-se que seja incluído em futuras versões estáveis.

O Gerenciador de Tarefas (também conhecido como Gerenciador de Tarefas ) é um dos aplicativos internos do Windows mais antigos. E uma das ferramentas mais úteis para usuários médios avançados, profissionais ou administradores de sistemas, para controlar minuciosamente o funcionamento do equipamento ou resolver alguns problemas que surgem de seu uso.

A Microsoft renovou extensivamente essa ferramenta no Windows 10 e continuou aprimorando-a na próxima versão, adicionando um grande número de recursos que vão além de encerrar um aplicativo congelado que trava o sistema, certamente a função mais conhecida e usada pelos usuários comuns.

O Windows é um ecossistema gigantesco devido à necessidade de oferecer suporte a componentes herdados que a Microsoft gostaria de remover, mas são mantidos por motivos de compatibilidade e suporte. É por isso que, à medida que novas versões do Windows são lançadas, o gerenciador de tarefas começou a se encher cada vez mais com uma longa lista de processos em execução.

Por exemplo, em uma nova instalação do Windows 11, há mais de 130 processos em execução no sistema operacional . E apenas na primeira inicialização, pois em sistemas com muitos aplicativos instalados e com uso regular, você pode ter mais de 300 processos em execução ao mesmo tempo. Essa longa lista de processos pode dificultar a localização do específico que o usuário está procurando.

A nova versão de teste do sistema apresenta uma correção, que permite filtrar a lista de processos por nome, ID ou editor . “O algoritmo de filtro compara a palavra-chave de contexto com todas as correspondências possíveis e as exibe na página atual. O filtro também se aplica ao mudar de página » , lê as notas de lançamento. “Você também pode usar o atalho de teclado ALT + F para focar na caixa de filtro”, explicam eles.

Um recurso útil se você deseja destacar um processo ou um grupo de processos para realizar etapas de solução de problemas ou simplesmente monitorar o desempenho de processos filtrados. Além do recurso de filtragem de processos, esta versão também adiciona melhor suporte a temas de cores para o Gerenciador de Tarefas do Windows 11 e a capacidade de recusar confirmações futuras ao ativar o “Modo de eficiência” em um processo.

Você pode testar este recurso instalando o Windows 11 Insider build 22623.891, que atualmente é oferecido no canal Dev. E se você quer conhecer todas as possibilidades desta ferramenta, não perca este especial com os 10 recursos mais úteis do Windows 11 gerenciador de tarefas .