O gerente regional da Companhia Estadual de Energia Elétrica – CEEE, Aurélio Knepper, participou do programa Primeira Hora desta terça-feira (24).
O gerente falou sobre os casos onde alguns moradores receberam duas faturas no mesmo mês. Segundo ele, devido a implantação de um novo software, algumas residências tiveram duas contas no mês, sendo referentes a períodos diferentes, por isso ambas devem ser pagas.
Outro caso registrado foi a duplicação de faturas. De acordo o gerente, com o novo sistema o leiturista lê o consumo e imprime a conta na hora, no entanto, como a impressora é térmica, exige que o papel esteja seco. Dessa forma, em dias chuvosos o aparelho pode não imprimir, além disso, casa haja a impressão, pode ocorrer de a fatura borrar. “Quando isso ocorre, o leiturista solicita que uma via seja enviada pelo Correio, para evitar transtornos ao cliente”, explica Knepper, destacando que quando as duas faturas apresentam a mesma data de vencimento e valor, apenas uma deve ser paga.
O gerente explicou que no interior as leituras são feitas uma vez a cada três meses, nos meses sem litura a cobrança é feita com base na média mensal. O gerente orienta os agricultores a ligarem para o telefone gratuito da companhia e informar o número da leitura nos meses que o leiturista não for.
Segundo ele, nos meses de secagem do tabaco, o consumo de energia aumenta de forma significativa. “Se ele informar, vai pagar exatamente o que gastou”, explica Knepper, destacando que se o cliente optar em aguardar a leitura do profissional da companhia, não há prejuízos ao consumidor.
Ainda durante a entrevista, o gerente falou sobre as opções de pagamento de faturas e tirou dúvidas dos ouvintes.
Confira a entrevista na íntegra: