Search
[adsforwp-group id="156022"]

Ginecologista esclarece sintomas e tratamentos a saúde da mulher

img_34710_foto_1.jpg

Após a primeira menstruação a adolescente já deve visitar uma ginecologista, afirmou a médica, Rafaela Wiatrowski, em entrevista na Acústica FM nesta manhã. A profissional desconstruiu tabus relacionados a pílulas contraceptivas, gestação, menstruação e saúde ginecológica e clínica da mulher.

O início do corrimento fisiológico na vida da menina varia entre 11 e 13 anos em média: “antes dos sete anos e acima de 15, são casos anormais. Portanto é necessário fazer uma investigação”, destaca. A menstruação também pode ser afetada dependendo da perda ou do ganho excessivo de peso. Menores de idade devem ser acompanhadas pela responsável durante uma consulta.

Ai longo da entrevista, a médica respondeu diversas dúvidas dos ouvintes, entre os questionamentos, Rafaela explicou que a menstruação em excesso não é considerada normal e precisa ser avaliada com uma profissional especializada: “a ginecologista fica atenta também na área clínica da mulher”, explica.

Uma gestação acima dos 35 anos é considerada de risco em razão de doenças genéticas para o bebê: “cada paciente precisa ser analisada, a gravidez aos 39 anos também pode ser saudável”, frisa. Problemas de saúde como hipertensão, diabetes, obesidade, sedentarismo podem causar consequências ao bebê.

Além do anticoncepcional oral é possui utilizar outros métodos preventivos, como os injetáveis, dispositivo intrauterino (DIU), laqueadura, anel vaginal etc. As opções são analisadas durante a consulta médica de acordo com cada perfil: “as vezes as mulheres sentem enjoos ou reações aos remédios”. Rafaela não recomenda automedicação.

Ainda na oportunidade, a médica comentou sobre o uso de coletores menstruais ou “copinhos”, que são as substituições dos tradicionais absorventes e não causam risco a saúde: “é uma questão de adaptação da mulher, se ela sentir conforto em usar”, afirma. Os absorventes internos costumam “sugar” os fluidos vaginais saudáveis como bactérias, hidratação e lubrificantes naturais.

A profissional atende por convênio IPE ou particular no Condomínio Edifício Executive Center, sala 603 no Centro em Camaquã. Mais informações pelo fone: (51) 3671- 6480 ou WhatsApp: (51) 9.9970-9155.

 

Leia também:

Tremores no corpo? Neurologista fala sobre sintomas e tratamentos

Fibromialgia, menopausa e dores de cabeça; neurologista explica sintomas e tratamentos

 

Assista a entrevista na íntegra: