Search
[adsforwp-group id="156022"]

Governador do Estado anuncia redução do próprio salário por três meses

img_30669_foto_1.jpg

O governador Eduardo Leite anunciou na manhã desta sexta-feira (10) a redução do próprio salário em 30% pelo próximos três meses. A decisão foi transmitida ao vivo pelo Facebook oficial do Governo do Estado.

Leite destacou “pensar no coletivo passando pelo individualismo” durante a live. Diariamente o governador vem anunciando medidas em combate ao coronavírus no Rio Grande do Sul. O Estado nesta sexta-feira (10) registra 636 casos confirmados em 77 municípios. A doença causou a morte de 14 pessoas.

A medida acompanha a própria queda de arrecadação do Estado. A Secretaria da Fazenda projeta, para o mês de abril, queda de 30% a 35% na arrecadação, tendência que deve se estender pelos meses de maio e de junho. Na quinta-feira (9/4), o governador expôs esse cenário aos deputados estaduais e os chefes dos Poderes, dando transparência sobre o assunto ao avisar que, possivelmente, a queda na receita do Estado impactará negativamente no repasse dos duodécimos.

Na administração econômica, há um princípio de irredutibilidade de salários. Por isso, o chefe do Executivo não pode determinar a redução do salário de servidores. No entanto, recomentou que o secretariado tome a mesma atitude, de modo a dar o exemplo como gestores públicos. Os valores serão devolvidos ao caixa do Estado e poderão ser utilizados em ações de combate ao coronavírus.

*com informações do Governo do Estado