Categories: Política

Governador Eduardo Leite sanciona três leis estaduais

O governador Eduardo Leite sancionou, na manhã desta terça-feira (7/7), por meio de videoconferência, três projetos de lei de autoria dos deputados estaduais Sofia Cavedon, Gerson Burmann e Neri, O Carteiro.

“Nossa intenção, com esse ato singelo, devido às medidas de distanciamento social, é destacar e valorizar as iniciativas dos deputados e a chancela do Parlamento, que decidiram aprovar esses projetos”, explicou Leite. As leis serão publicadas no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (8/7).

Publicidade

A primeira sanção foi do Projeto de Lei 52/2019, que estabelece a promoção de ações que visem à valorização de mulheres e meninas, além de prevenção e combate à violência contra as mulheres. A deputada Sofia Cavedon, autora da lei, explica que o projeto é inspirado em iniciativa semelhante do Mato Grosso do Sul e que, por meio de debates, tornou-se evidente a importância de interferir no processo de produção da violência, e não só na repressão.

“A luta contra a violência contra a mulher passa fundamentalmente pela educação. Nosso papel, enquanto homens e mulheres na vida pública, vai muito além de sermos gestores de serviços. Temos de ajudar a liderar mudanças de comportamento na sociedade, de compreensão sobre os assuntos, em direção a uma sociedade que se respeite”, reconheceu Leite.

O segundo projeto sancionado, de número 366/2016, denomina “Trevo Beato João Schiavo” a interseção de acesso ao distrito de Fazenda Souza, na RSC 453, em Caxias do Sul. De acordo com o autor, deputado Neri, O Carteiro, a proposta faz referência ao padre João Schiavo, primeiro beato de Caxias do Sul, que viveu na Serra gaúcha de 1931 a 1967 e realizou grandes feitos nos campos social, educacional e religioso. O trevo em questão faz parte do percurso de peregrinação do Caminho Padre João Schiavo, roteiro turístico que atrai turistas de diversas regiões.

“É bastante importante que possamos colocar em evidência trajetórias que sirvam de inspiração e como bons exemplos para a comunidade. Assim, ajuda a valorizar a cultura local”, reforçou o governador.

O terceiro e último projeto de lei a ser sancionado foi o 123/2018, de autoria do deputado Gerson Burmann, que altera a Lei 13.394, que institui a Semana Estadual do Idoso. Uma vez que a semana é celebrada entre 21 e 27 de setembro, não abrangia o Dia Nacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro. A nova lei estabelece uma flexibilização na data de realização da Semana Estadual do Idoso, de modo a coincidir com o Dia Nacional do Idoso.

 

O ato contou com a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, e dos deputados Neri, O Carteiro e Sofia Cavedon. O deputado Gerson Burmann não pode estar presente no evento virtual.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Carla Zambelli: Alexandre de Moraes vota para condenar deputada

Ministro é o relator de ação contra a parlamentar por invasão aos sistemas do CNJ

5 minutos ago

Fraude no INSS: governo anuncia devolução de R$ 292 milhões entre maio e junho

Valor é referente aos descontos que foram realizados na folha de pagamento de beneficiários em…

28 minutos ago

Camaquã realiza dia D de vacinação neste sábado (10)

Saiba quais as unidades de saúde que estarão abertas no município

39 minutos ago

Técnico do Inter assume erros após derrota na Libertadores

Roger Machado tem de remontar a equipe para o jogo contra o Botafogo

1 hora ago

Missa de posse do papa Leão XIV ocorrerá em 18 de maio

Cerimônia marca início do pontificado do recém-eleito líder católico

1 hora ago

Eduardo Leite se filiará ao PSD nesta sexta-feira

Filiação ocorre antes do governador do Rio Grande do Sul embarcar em missão para Nova…

2 horas ago

This website uses cookies.