Search
[adsforwp-group id="156022"]

Governador em exercício abre seminário de trânsito na Famurs

img_984_foto_1.jpg

O governador em exercício Beto Grill participou, na manhã desta terça-feira (11), da abertura do 12º Seminário Regional de Trânsito, realizado no auditório da Famurs, em Porto Alegre. O evento integra as ações propostas pela Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito e reúne todos os segmentos responsáveis pela fiscalização no Estado. Entre os temas abordados, estão a atualização da legislação de trânsito, normas, infrações, municipalização, isolamento e preservação de local de crime, crimes de trânsito, estratégias e estatísticas e aspectos comportamentais. 

O Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito foi criado em razão de a questão ser prioritária no programa de Governo e também por conta da Década de Ação, promovida pela ONU e OMS, objetivando reduzir em 50% o número de óbitos e feridos graves até 2020, o que significa poupar, no mundo, cinco milhões de vidas. 

Beto Grill, que é presidente do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, destacou o trabalho que vem sendo intensificado pelos órgãos de fiscalização em operações como a Viagem Segura, que teve a sua 9ª edição no Feriado da Independência, realizada nas rodovias e vias urbanas. Citou ainda a “Balada Segura”, iniciada em Porto Alegre, em fevereiro de 2011, e que já conta com oito municípios conveniados. “Essas ações têm apresentado ótimos resultados e reafirmam a necessidade de engajamento de todos os agentes fiscalizadores em todos os níveis de governo, na esfera federal, estadual e municipal”.

Segundo Grill, neste primeiro semestre foram registrados 1001 óbitos no trânsito, exatamente o mesmo número do primeiro semestre do ano passado, apesar do aumento em 7% no número de veículos circulantes. 

Esse é o 12º de um total de 15 encontros previstos para este ano, sendo que o primeiro foi realizado em março de 2012, em Montenegro, e o último será em Santa Cruz do Sul, em novembro. Participaram do ato o vice-presidente da Famurs, Clair Kuhn, prefeito de 15 de Novembro, o comandante geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Abreu, e o secretário de Mobilidade Urbana e presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, entre outros.