Search
[adsforwp-group id="156022"]

Governador participa em Triunfo da inauguraçã​o de fábrica de butadieno

img_1022_foto_1.jpg

O governador Tarso Genro participou nesta quinta-feira (13), em Triunfo, da inauguração da fábrica de butadieno da Braskem. Ao destacar a importância do novo empreendimento, o chefe do Executivo disse que a instalação da unidade fortalece a cadeia produtiva local. A fábrica, que recebeu investimentos de R$ 300 milhões, produzirá 103 mil toneladas por ano da matéria-prima utilizada na indústria de borrachas sintéticas – usadas na fabricação de pneus e de artefatos de borracha em geral. 

Ao justificar a participação do Estado por meio do apoio do Fundo Operação Empresa (Fundopem), o governador destacou que o RS leva em consideração três aspectos: o que o Estado ganha, o que gera na base produtiva local e se o empreendimento não é um passeio” de capital. “É uma unidade que se integra à base produtiva e abre perspectivas para uma nova cadeia produtiva como, por exemplo, a produção de vários tipos de borrachas”, disse Tarso Genro. 

Acompanhado de secretários de Estado, Tarso afirmou que a instalação da unidade se integra à política de desenvolvimento do RS. “Bom para a economia local é aquele investimento que cria raízes na base produtiva local ou provoca novas cadeias produtivas. E este é o caso desta nova fábrica”.

O presidente da Braskem, Carlos Fadigas, destacou que a empresa instalou quatro unidades no país, nos últimos quatro anos. A metade no RS. Em 2010, a Braskem instalou em Triunfo uma unidade responsável pela produção de eteno e polietileno verde. Fadigas afirmou que a planta de butadieno atrairá outros elos da cadeia de borracha para o Estado. “Com esse investimento de R$ 300 milhões, o RS torna-se o maior produtor de butadieno do país, com a capacidade somada de 210 mil toneladas”. A empresa produz 180 mil toneladas por ano de butadieno em Camaçari (BA) e 80 mil toneladas por ano em Capuava (SP). 

Fadigas disse que o contexto econômico no Estado é favorável ao crescimento do setor. “A qualificação profissional do trabalhador é diferenciada, com destaque para a formação técnica voltada para a indústria do plástico”. A construção da nova unidade gerou 1,8 mil empregos diretos na região.