Search
[adsforwp-group id="156022"]

Governo do Estado e Cpers realizam reunião

img_1919_foto_1.jpg

No fim tarde desta terça-feira (11) aconteceu reunião de negociação entre o Governo do Estado e o Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers/Sindicato). Os representantes do Sindicato foram recebidos pelo secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, e pelo chefe de gabinete da Casa Civil, Flávio Helmann. O encontro ocorreu no auditório da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs).

Na ocasião, presidente da entidade, Rejane Oliveira, informou que o Sindicato rejeita o projeto de lei 256/2012 e 257/2012 que propõe reajuste de 28,98% para os professores e estaduais e funcionários de escolas. Conforme o projeto, o percentual será concedido em três parcelas: 6,5% novembro de 2013, 6,5% maio de 2014 e 13,72% novembro de 2014. A reinvindicação da direção foi para que o índice seja em parcela única e já para o próximo mês de pagamento.

O governo reafirmou que o orçamento do Estado não comporta a reivindicação e que tem a expectativa de chegar ao piso nacional da categoria até 2014. “Neste momento as finanças do Estado não permitem avançar neste percentual. O governo andou até onde pode”, disse Azevedo. O secretário também ressaltou que o índice de 76,68% já garantidos pelo governo é histórico. “Não há registro na história do magistério um reajuste tão significativo. São 76,68 frente a uma inflação de 23, 24%”, enfatizou.

Também participaram da reunião a secretária-adjunta da Educação, Maria Eulalia Nascimento, o diretor-geral da Seduc, Jose Thadeu de Almeida, e a sub-chefe jurídica da Casa Civil, Disiane Siqueira.