Search
Camaquã
24°C
Camaquã
24°C
Segurança nas férias

Governo do Estado lança operações Verão e Golfinho 2023-2024

Iniciativa reforça a segurança nos balneários do estado
Praia de Arambaré é um dos principais atrativos do veraneio na região de Camaquã. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Praia de Arambaré é um dos principais atrativos do veraneio na região de Camaquã. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Faltando poucos dias para o início da estação mais quente do ano, a Operação Verão Total recepcionou os veranistas neste sábado (16), no centro de Imbé, na abertura oficial da temporada 2023-2024. Banhistas, turistas e moradores participaram das atividades e conferiram os serviços que serão oferecidos até 10 de março pelo governo do Estado nas praias, lagoas e balneários gaúchos.

E ainda, A Brigada Militar realizou o lançamento da 54ª edição da Operação Golfinho. A ação foi lançada em conjunto com a Operação RS Verão Total, na manhã deste sábado (16/12), em Imbé. O evento contou com a presença do governador do RS Eduardo Leite, dos oficiais do Comando-geral da Brigada Militar, entre outras autoridades.

A Operação Golfinho acontece anualmente, com o objetivo de atender à comunidade e garantir a segurança da sociedade gaúcha, que se desloca para os balneários de água salgada e de água doce do estado durante a época de veraneio. Em todas as ações, são realizadas ações de policiamento ostensivo, preventivo e repressivo, além de interações com a comunidade.

Além do policiamento geral com as modalidades a pé, motorizado, com bicicletas e montado, as ações de reforço da segurança contarão com as atividades especializadas da Corporação: Comandos Ambiental, Rodoviário e de Choque e os batalhões de Aviação (BAv) e de Operações Especializadas (Bope).

No litoral norte, as ações são coordenadas pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral, e no litoral sul, pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul.

A Operação Verão Total também ganhou um site para reunir todas as orientações, notícias e informações dos serviços estaduais da temporada. O vice-governador apresentou a nova ferramenta, que já está disponível para acesso no endereço https://operacaoveraototal.rs.gov.br/inicial.

A página da ação apresenta uma série de conteúdos para os veranistas. Entre eles, estão indicações sobre balneabilidade, mapa de salva-vidas e guaritas, atualizações sobre estradas e trânsito, serviços e dicas de saúde, meio ambiente e segurança, programação de esportes, lazer e cultura, além de informações turísticas.

O objetivo é reunir em um só local todos os dados desta e das próximas edições da operação, garantindo também maior segurança para quem aproveita a estação de norte a sul do litoral, além de balneários e águas internas do Estado.

 

Ascom/Polícia Civil/Brigada Militar

Tags: Balneabilidade, Polícia, Praia, Segurança nas férias