Search
[adsforwp-group id="156022"]

Governo do Estado libera retorno do público aos estádios

Foto: Ricardo Duarte/Internacional
Foto: Ricardo Duarte/Internacional

O governador Eduardo Leite anunciou alterações nos protocolos obrigatórios e variáveis do sistema 3As de Monitoramento em uma live nesta quinta-feira. Entre as novidades está a ampliação do público em competições esportivas para até 30% da ocupação do local. Além disso, torcedores vão precisar apresentar carteira de vacinação .

Em eventos sociais, público foi ampliado de 350 para 800 pessoas. Em eventos com acima de 400 pessoas, é preciso apresentar teste realizado em até 72 horas e carteira de vacinação.

Leite também anunciou a retomada do funcionamento das casas noturnas, com a liberação da pista de dança a partir de outubro.  As boates estão na última etapa de estabelecimentos com regras mais rígidas diante da pandemia. Com os novos protocolos, o público poderá permanecer em pé nas pistas de dança e será obrigatória a apresentação cartão de comprovação da vacinação contra a covid-19.

Para casas noturnas com público de até 401 até 800 pessoas, será necessário também a apresentação de teste negativo realizado prazo de até 72 horas antes do evento. Até então, os eventos sociais estavam limitados a 350 pessoas. 

Feiras e exposições vão poder receber até 10 mil pessoas. Para eventos maiores, gabinete de crise precisa autorizar o evento.

Na live, o governador ressaltou que a pandemia não acabou e  é preciso manter os cuidados. Ele disse que novas medidas são possíveis em função do avanço da vacinação no estado.

“Nós temos 92 % das pessoas acima de 18 vacinadas, pelo menos com primeira dose, 60 % com esquema vacinal completo”, ressaltou Leite.

Também foi confirmada a expectativa de elevação de público nos estádios. Nas arenas, que comportam grandes públicos, o teto de uso será de 30% da capacidade. Com isso, os estádios da dupla Gre-Nal receberão públicos maiores, e o próximo jogo do Grêmio já terá venda de pelo menos 15 mil ingressos.

Será obrigatória a apresentação de cartão vacinal e teste negativo para o coronavírus. 

O governo ainda confirmou que em 9 de outubro, no estádio Alfredo Jaconi, haverá um evento-teste sem cadeiras específicas para o público.

As regras foram anunciadas em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (30), pelo governador Eduardo Leite, vice-governador Ranolfo Vieira Júnior e secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Na quarta-feira (29), governo emitiu avisos para as áreas de Capão da Canoa, no Litoral Norte, Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, e Passo Fundo, no Norte, por piora nos indicadores da covid-19