Search
[adsforwp-group id="156022"]

Governo do Estado promove 2ª Semana do Coração

img_1079_foto_1.jpg

Motivar as pessoas a desenvolver hábitos alimentares saudáveis, praticar exercícios físicos, consumir bebidas com moderação e não fumar. Estas são orientações de prevenção das doenças cardíacas incorporadas nas atividades da 2ª Semana do Coração, que ocorre de 22 a 28 de setembro, com ações desenvolvidas para sensibilizar e conscientizaar a população com os cuidados com a saúde. O governador Tarso Genro abre, oficialmente, as atividades na terça-feiira (25), às 11h, no Palácio Piratini. 

Na Capital, haverá medição da pressão arterial, apresentação da banda da BM, distribuição de material informativo e roda de conversa. Outras atividades estão programadas para o interior do Estado, como caminhadas e palestras. A iniciativa é uma parceria da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Sarh) com a Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (Socergs) e o Instituto de Cardiologia de Cruz Alta. 

A titular da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh), Stela Farias, destaca que a mobilização serve como alerta às pessoas. “A Semana do Coração serve para se pensar na saúde pública, pois a partir dos dados que são coletados todos os anos é possível acompanhar a evolução dos marcadores de mortalidade cardiovascular, além de auxiliar na educação da população e monitorar a saúde”. 

Atividades 
A primeira atividade da 2ª Semana do Coração será neste sábado (22). Das 10h às 14h, no Parque Farroupilha (junto ao Monumento ao Expedicionário). Serão realizadas diversas atividades. Entre elas apresentação da Banda da Brigada Militar, medição de pressão arterial e nível de colesterol, rodas de conversa e a Caminhada do Coração. A programação completa está disponível no site www.semanadocoracaors.com.br

A 2ª Semana do Coração integra a Política de Valorização e Atenção à Saúde Física e Mental do Servidor e da Servidora (Proser), construída sob a coordenação da Sarh juntamente com as secretarias de Segurança Pública, Educação, Saúde, Casa Civil e Instituto de Previdência do Estado (Ipergs). 

Pesquisa 
A Sarh, por meio da Proser, aplicou uma pesquisa inédita para diagnosticar a saúde do coração dos seus servidores como parte da programação do evento. Durante o mês de agosto, uma equipe de profissionais da saúde fez medições de pressão arterial, circunferência de abdômen, peso e altura de todos servidores. As atividades foram coordenadas pela Divisão da Saúde do Trabalhador (Disat). Ao terminarem as medições, os funcionários receberão um bilhete com os dados obtidos e o endereço de internet para responder um questionário como base das avaliações sobre a saúde cardiovascular.