O governo do Rio Grande do Sul confirmou que não haverá aulas nesta segunda-feira em toda a rede estadual de ensino. A decisão ocorre após o Tribunal de Justiça acatar uma liminar movida pelo Cpers que pedia o adiamento do ano letivo para o dia 17 de fevereiro em razão das altas temperaturas no Estado.
Em comunicado, o Piratini afirmou que entrou com recurso ainda neste domingo, mas que mantém a suspensão das aulas nesta segunda-feira. O Executivo que recorreu e vai atualizar situação nesta segunda-feira (10).
A decisão da justiça
Na liminar, a desembargadora Lucia de Fátima Cerveira afirma que a ausência de condições de inúmeras escolas gaúchas “é gritante”, pela falta de equipamentos de ventilação e bebedouros, e destaca o alerta meteorológico (MetSul) prevendo que o RS será um dos lugares mais quentes do mundo amanhã (10/2) e terça-feira (11/2).
A rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul conta com mais de 2.320 escolas e um total de mais de 100 mil profissionais, incluindo professores, orientadores e monitores.
Conforme alerta da MetSul, o calor ganhará ainda mais força durante este domingo (9) e a segunda-feira vai marcar o começo do período mais crítico de calor, justo no dia da retomada das aulas. Na capital, a temperatura deve ficar ao redor de 38ºC a 40ºC e na região metropolitana deve passar de 40ºC. Municípios do Noroeste, Oeste, Centro, Campanha e Vales devem ter de 40ºC a 43ºC. A terça-feira pode ser o pior dia de calor deste episódio extremo.